A participação e o compartilhamento de decisões e ações na gestão: repercussões à democratização da escola pública
Abstract
Esta pesquisa objetivou verificar se a participação e o compartilhamento coletivo de decisões e ações pela comunidade escolar repercutem na democratização da escola pública. Para atingir tal objetivo, optou-se em desenvolver um estudo de caso de abordagem qualitativa, em que foi aplicado um questionário com perguntas abertas para uma representatividade professores, funcionários, pais e gestores de uma escola de Educação Infantil do Município de Três Passos/RS. Com os resultados da pesquisa pode-se verificar que realmente a escola básica precisa contar com a participação, o compartilhamento de decisões e o comprometimento na consecução de ações dos segmentos escolares, para que possa ser considerada uma escola democrática. O principal meio para que estes princípios de participação, coletividade e autonomia se concretize se dá pelos mecanismos de democratização na escola, entre eles a construção e implementação participativa e compartilhada do Projeto Político Pedagógico, a Eleição Direta de Diretores, a existência e a proatividade dos Órgãos Colegiados, assim como a Autonomia Financeira que está diretamente relacionada aos três primeiros mecanismos já citados. Constatou-se pelas contribuições dos pesquisados que a participação da e na comunidade escolar, não é um caminho fácil, mas que se constrói conjuntamente, no qual se precisa refletir sobre os problemas e potencialidades da realidade escolar, mas que se houver participação efetiva podem ser definidas prioridades e ações para que se efetive processos administrativos, pedagógicos e financeiros em prol da educação de qualidade na escola básica. Conclui-se que todos são responsáveis, para a criação e manutenção de processos educacionais na escola, não sendo a gestão escolar somente responsabilidade do diretor e do coordenador pedagógico; a democratização do ensino apenas será possível, quando superarmos as práticas autoritárias que permeiam as práticas educativas, e estas serem substituídas por processos de participação coletiva, que favoreçam o desenvolvimento humano e a construção da cidadania, oferecendo novas possibilidades de olhares e ações educativas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]