Identificação e caracterização de materiais para redução do efeito da abrasividade em sistemas mecânicos agrícolas
Abstract
A atividade agrícola no Brasil é responsável por 23% do Produto Interno Bruto, e está
inserida no setor primário da economia, o qual se caracteriza pela exploração de recursos
naturais, sendo o setor responsável por fornecer a matéria-prima para os diversos ramos da
indústria. Neste contexto, as Máquinas Agrícolas responsáveis por colher a maior parte da
produção de cereais (soja, milho, feijão, trigo e arroz) são denominadas de colhedoras que no
ano de 2017 alcançaram a marca de 4537 unidades comercializadas no mercado nacional. As
colhedoras possuem um alto valor agregado, utilizam os mais avançados materiais e
tecnologias de produção disponíveis para o setor. O Rio Grande do Sul é o maior estado
produtor de arroz, com 67% de produção nacional, sendo que sua colheita é realizada na
maior parte pelas colhedoras. O arroz tem por característica ser um material com elevado
nível de abrasividade quando comparada com outras culturas, como soja e milho. Neste
contexto, o problema de engenharia identificado consiste no desgaste acelerado dos
componentes da colhedora que estão em contato com o grão da cultura do arroz, mais
especificamente nos componentes de transporte do grão. O presente trabalho teve como
objetivo principal, identificar e caracterizar materiais utilizados como alternativa para redução
do desgaste abrasivo presente em máquinas agrícolas. Através de dados obtidos por
certificados de qualidade e pesquisas junto a fornecedores, foram identificados os materiais
utilizados atualmente (SAE 1010) bem como os materiais usados como alternativas de
solução para o desgaste abrasivo (Inox 304, Hardox 400 e Aço ligado ao Boro 27MnCrB5).
Os resultados obtidos foram apresentados em forma de comparação objetiva através de
tabelas e breves discussões. Comparando custos, processos e o índice de resistência ao
desgaste abrasivo, concluiu-se que o material mais adequado, dentre os selecionados para o
problema descrito, é o Aço ligado ao Boro 27MnCrB5.