Gestão na formação continuada de professores e as políticas de formação
Resumo
A presente pesquisa analisa as Políticas Públicas e a Gestão na formação continuada dos professores do ensino fundamental do município de Pinhal/RS, a fim de observar as políticas públicas elaboradas pela União e instituídas pelo Plano Nacional de Educação e de que forma o município organiza a formação continuada. A pesquisa é qualitativa, interpretativa e foi desenvolvida por meio de estudo de caso. O corpo do trabalho aborda uma breve conceito de Políticas e Políticas de Formação Continuada, destaca também sobre a formação dos professores no Brasil, apresenta os conceitos de formação continuada e algumas abordagens atuais. Salienta a Didática e reflexão pedagógica e menciona o Gestor Escolar. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado para os professores da escola do município. Os resultados mostraram a potencialidade da política de formação continuada executadas no município com concepções diversas, mas frisaram bastante que a formação continuada deve ser mais dinamizada, com menos teoria e mais prática para que os professores se aperfeiçoem na prática docente de modo que os alunos melhorem o desempenho escolar; colocaram que o município oferece boas condições de infraestrutura e apoio didático-pedagógico para realizar a docência, mas apontam, ainda, grandes desafios a serem vencidos pela gestão local.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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