Formação continuada em serviço na educação infantil: reflexões a partir da experiência realizada em Cruz Alta - RS
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ofertado em 2014/2016, o qual teve como objetivo formar, em nível de especialização, professores, coordenadores, diretores de creche que integram as equipes de educação infantil das redes públicas de ensino, bem como, atender as demandas de formação profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR). O foco do estudo foi investigar quais as concepções e práticas acerca da docência na Educação Infantil que embasam a formação continuada, em particular, a partir da escuta de docentes e das experiências realizadas no contexto de uma escola do município de Cruz Alta – RS. Ao propor a análise, em particular, das políticas públicas para a formação docente em serviço no contexto da Educação Infantil, busquei subsídios nas pesquisas realizadas por Campos (2009), Kramer (1994, 2003, 2007), Oliveira (2012), entre outros. Quanto a metodologia adotada, foi de cunho qualitativo, incluindo a participação de sete (07) educadoras que atuam no contexto pesquisado. Num primeiro momento, as participantes foram entrevistadas individualmente e, posteriormente, integraram um grupo focal, com o qual foram realizados cinco encontros um (01) por mês de maio a agosto com duração de 01(uma hora) cada. No decorrer dos encontros, através da escuta das docentes busquei investigar as concepções que pautam as ações pedagógicas, em particular, no que tange aos espaços de formação continuada em serviço. A partir da articulação dos dados produzidos a partir da escuta das docentes com os estudos realizados no decorrer do Curso apresento as reflexões realizadas visando apontar subsídios para o aprimoramento/redimensionamento da formação continuada em serviço no contexto pesquisado.
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