Proposta de gestão pedagógica para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
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2019-08-26Metadatos
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O cenário contemporâneo e tecnológico demanda novas habilidades de seus usuários para a leitura, a compreensão e a produção de textos digitais e multimodais disseminados na sociedade (ROJO 2015; RIBEIRO 2016), principalmente, por meio de dispositivos móveis. No cotidiano dos estudantes, o celular é uma das tecnologias mais utilizadas, porém, no contexto escolar essa ferramenta acaba sendo vista como um instrumento de distração nas aulas, sendo ainda pouco aproveitado pedagogicamente. Torna-se, então, fundamental pesquisar alternativas que possam contribuir para minimizar essas dificuldades verificadas na prática, com relação a inclusão dessa tecnologia na sala de aula, já que é imprescindível adequar o fazer docente à tais demandas, fortalecendo o engajamento e aprendizagem dos alunos utilizando tecnologias que lhe são familiares. Em vista disso, a presente pesquisa, realizada com estudantes de ensino médio de uma escola pública de Alegrete, RS, apresenta uma proposta de gestão pedagógica que explora o uso do celular, enquanto ferramenta tecnológica, capaz de auxiliar na aprendizagem e no trabalho com gêneros discursivos e multimodais em aulas de Língua Portuguesa. Esta dissertação proposta ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, reporta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e utiliza como método a pesquisa-ação para investigar, elaborar, descrever e aplicar atividades práticas que poderão ser mediadas por meio de dispositivos móveis. Para isso, testamos as atividades elaboradas com diferentes públicos, a fim de validar a proposta de gestão, buscando um maior desenvolvimento das competências leitora e sociocomunicativa dos estudantes. Como resultados, os dados evidenciam que as atividades propostas fomentaram as práticas pedagógicas com dispositivos móveis e permitiram aos alunos apropriarem-se da compreensão sobre o que são gêneros discursivos e multimodais, pois os participantes são capazes de demonstrar tais conhecimentos em suas produções, bem como ao avaliar a experiência aplicada. Com isso, salientamos que a inclusão do celular como tecnologia em sala de aula torna os processos de ensino e de aprendizagem mais desafiador, motivador e engajador, além de permitir que os alunos se sintam mais motivados e confiantes ao usarem essa tecnologia nas aulas. Em síntese, a proposta de gestão sugere etapas, descritas neste estudo, que orientam a prática pedagógica com dispositivos móveis, por meio da aplicação de desafios tecnológicos, via WhatsApp e Edmodo. Além disso, elaboramos um ebook para professores com propostas de atividades experienciadas, produtos resultantes desta pesquisa.
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