Repositório Institucional: políticas para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Abstract
Os Repositórios Institucionais (RI) virtuais são plataformas que funcionam como uma biblioteca digital destinados ao armazenamento, preservação e comunicação do conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento das ciências. Sob o olhar do Acesso Aberto este trabalho apresenta como produto final a proposta de políticas para um RI para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica situada no Rio Grande do Sul com o de preservar e proporcionar acesso às pesquisas realizadas dentro da instituição nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, que permitiu maior aprofundamento dos dados coletados. As técnicas de coleta de dados que compuseram o estudo de caso foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista, por meio dos quais foi possível reunir vasta gama de informações que auxiliaram no atingimento dos objetivos da pesquisa. Ao final da elaboração da política, a mesma foi avaliada por servidores da instituição utilizando-se o modelo SCALE e foram realizadas alterações com base nos resultados obtidos nos questionários de avaliação. Na avaliação do produto foi possível constatar que a comunidade científica do Campus mostra-se aberta e otimista quanto à ferramenta, visualizando diversos pontos positivos no artefato e avaliando bem a iniciativa. Almeja-se que a instituição aproprie-se do produto deste trabalho, ofertando um serviço que beneficiará toda comunidade da instituição - alunos e servidores. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, pertencente ao Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria.
Collections
The following license files are associated with this item: