Repositório Institucional: políticas para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Resumo
Os Repositórios Institucionais (RI) virtuais são plataformas que funcionam como uma biblioteca digital destinados ao armazenamento, preservação e comunicação do conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento das ciências. Sob o olhar do Acesso Aberto este trabalho apresenta como produto final a proposta de políticas para um RI para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica situada no Rio Grande do Sul com o de preservar e proporcionar acesso às pesquisas realizadas dentro da instituição nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, que permitiu maior aprofundamento dos dados coletados. As técnicas de coleta de dados que compuseram o estudo de caso foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista, por meio dos quais foi possível reunir vasta gama de informações que auxiliaram no atingimento dos objetivos da pesquisa. Ao final da elaboração da política, a mesma foi avaliada por servidores da instituição utilizando-se o modelo SCALE e foram realizadas alterações com base nos resultados obtidos nos questionários de avaliação. Na avaliação do produto foi possível constatar que a comunidade científica do Campus mostra-se aberta e otimista quanto à ferramenta, visualizando diversos pontos positivos no artefato e avaliando bem a iniciativa. Almeja-se que a instituição aproprie-se do produto deste trabalho, ofertando um serviço que beneficiará toda comunidade da instituição - alunos e servidores. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, pertencente ao Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria.
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