Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas
Resumo
O presente estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, assim como os estudos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat), tendo como fenômeno a ser investigado a formação continuada de professores dos anos iniciais. Seu objetivo principal foi compreender a organização do ensino de professores dos anos iniciais, no que se refere às operações matemáticas e buscou responder ao seguinte questionamento: Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos que envolvem as quatro operações matemáticas na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental? Inicialmente, foi aplicado um questionário junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Alegrete/RS, a fim de identificar a organização do ensino, as dificuldades e as metodologias utilizadas no que diz respeito ao ensino de matemática, bem como definir e organizar o espaço formativo levando-se em consideração os anseios dos professores em relação aos conteúdos matemáticos. A partir desses dados, levando-se em consideração os anseios dos professores em relação aos conteúdos matemáticos, foi organizado um espaço formativo, tendo como base os pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (THC) a partir de Vigotsky e colaboradores, da Teoria da Atividade (TA) de Leontiev e como referencial teórico-metodológico a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) proposta por Moura. Os objetivos específicos foram desdobrados em investigativos e formativos. Os objetivos investigativos reportam as investigações realizadas ao longo da pesquisa, sendo eles: realizar um levantamento acerca das pesquisas que vem sendo realizadas em relação à formação de professores e o ensino de matemática nos anos iniciais; identificar possíveis dificuldades apontadas pelos professores no que tange a organização do ensino de matemática nos anos iniciais; identificar as possíveis aprendizagens de professores em um espaço formativo de discussões sobre as operações matemáticas; e analisar por meio do planejamento e desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem a organização do professor a partir dos estudos no espaço formativo. O objetivo formativo centra-se em construir um espaço de estudo e reflexão sobre o movimento de organização do ensino em relação às quatro operações matemáticas. A produção de dados aconteceu no período de junho a novembro de 2018 e perpassou por três momentos: a aplicação de um questionário; a organização de um espaço formativo com os professores envolvidos, a fim de estudar as quatro operações matemáticas; e o acompanhamento da rotina de uma professora durante a organização do seu ensino levando-se em consideração os estudos advindos do grupo, que foram pautados na THC, TA e AOE. Os dados oriundos destes momentos foram registrados em áudio, fotografias e diário de campo. Por meio destes dados, foi possível elencar episódios na perspectiva de Moura (2004) que, ao serem sistematizados resultaram em três eixos de análises sendo elas: Ensinar matemática nos Anos Iniciais: dificuldades e desafios, que buscava identificar as possíveis dificuldades apontadas pelos professores no que tange a organização do ensino de matemática nos anos iniciais; A aprendizagem compartilhada em um espaço formativo, a qual tinha como intenção identificar as possíveis aprendizagens de professores em um espaço formativo de discussões sobre as operações matemáticas; A organização do ensino, onde se busca analisar por meio do planejamento e desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem a organização do professor a partir dos estudos no espaço formativo. A partir dos dados conclui-se que um espaço formativo ao ser organizado de forma intencional partindo de ações que contemplem estudos, discussão, reflexão, organização do ensino e avaliação, pautado nos pressupostos elencados, pode promover aprendizagens que tendem a favorecer o desenvolvimento de novos modos de organização do ensino.
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