Atuação do assistente social no Sistema Municipal de Educação: contribuições para ações socioeducacionais
Abstract
Esta dissertação inscreve-se no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa 1, “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM – RS. O tema da pesquisa aborda “a realidade socioeducacional da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, localizada no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, mapeando os indicadores de vulnerabilidade social a fim de esboçar uma proposta de formação continuada no âmbito escolar, prospectando a construção de uma proposta de atuação socioeducacional interdisciplinar entre os profissionais educadores, e o assistente social”. A questão principal da pesquisa foi: “quais as implicações para uma atuação socioeducacional interdisciplinar no âmbito escolar, entre educadores e assistentes sociais, para que possam viabilizar a integração de crianças em vulnerabilidade social?”. O objetivo geral “compreender as implicações das relações entre educadores, assistentes sociais e demais profissionais para uma atuação socioeducacional interdisciplinar no âmbito escolar, foi desdobrado em cinco objetivos específicos, abrangendo: a realidade socioeducacional de uma escola municipal; a articulação entre a escola e a rede socioassistencial; a trajetória da escola na prevenção e enfrentamento da sua realidade socioeducacional; como a atuação interdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento das práticas socioeducacionais no contexto escolar; a importância da formação continuada, como fundamento para uma prática dialógica e assim, propor a discussão de projeto socioeducacional compartilhado entre os profissionais da educação e o serviço social. Metodologicamente, optou-se pelo “estudo de caso” em uma escola municipal em uma região de vulnerabilidade social, por meio da observação da escola e seu contexto, além de entrevistas semiestruturadas de gestores e professores, e os profissionais do CRAS-Leste. Os resultados trazem a relevância do tema e a pertinência dos objetivos orientadores. Destaca-se a necessidade atuação de uma equipe interdisciplinar no contexto escolar para que se compreenda de maneira integral as demandas dos alunos, no sentido de prevenir e intervir de modo adequado, além de ressaltar o caráter informativo da pesquisa, ao possibilitar aos profissionais da educação e à comunidade escolar conhecer o papel do assistente social na legitimação das políticas sociais e da educação. Papel que se defende conhecer as possibilidades de contribuição desse profissional, as competências e saberes a serem [re] construídos e compartilhados com os demais profissionais da Educação.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Política de assistência social e o serviço social no CRAS: a informação como consolidação de direitos
Alves, Laíse da Silva (2017-12-04)As políticas sociais decorrentes da luta de classes presente no sistema capitalista, tiveram em seu primórdio um viés controlador por parte do Estado para com a sociedade. No Brasil o início da formação de tais políticas ... -
Responsabilidade social: um estudo no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) – do município de Porto Alegre
Pereira, Alexandre Teixeira (2018-07-13)Este trabalho tem com objetivo identificar o entendimento sobre responsabilidade social do público interno do Departamento Municipal de Água e Esgotos – DMAE de Porto Alegre-RS, destacando a importância da organização ... -
Sentidos e significados atribuídos às visitas domiciliárias realizadas pelo CRAS
Lauermann, Jusiene Denise (2015-04-01)Na presente dissertação apresenta-se uma análise da visita domiciliária enquanto prática de atenção e intervenção realizada por políticas públicas como a saúde e a assistência social. Para tanto, elaboramos três textos. O ...