Navegação TCC Licenciatura em Computação – EaD por título
Itens para a visualização no momento 8-27 of 32
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Ferramentas colaborativas para aprendizagem a distância: um estudo para de caso do Moodle aplicado ao ensino médio
(2020-12-10)Este artigo propõe o desenvolvimento de um Moodle para alunos de Ensino Médio, com intuito de fazer com que eles possam estudar e aprender com o uso de uma ferramenta colaborativa à distância. O principal resultado consiste ... -
Formação continuada e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas municipais de ensino básico - séries iniciais - de Sarandi - RS
(2020-12-09)Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Computação tem, como objetivo geral, realizar um estudo de caso para identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa ... -
Formação de docentes: carência de utilização de TDIC´s como ferramentas de ensino
(2020-12-08)Na sociedade digital em que vivemos, envoltos às informações continuamente atualizadas e dispostas em nossas mãos, perdura a imagem de alunos indo à escola com pilhas de livros, dicionários, cadernos divididos em matérias ... -
Formação docente para utilização de tecnologias da informação e comunicação aplicados à educação
(2020-12-07)Este artigo apresenta a organização de uma formação docente mediada por um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) para utilização e tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicados à educação. Com a realização ... -
A importância dos jogos digitais educacionais na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso compreendendo a aplicação de jogos educacionais digitais no processo de alfabetização e letramento dos alunos com deficiência Intelectual. O estudo de caso foi realizado com educadores ... -
Jogos digitais na educação infantil
(2020-12-08)O presente trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dos jogos digitais na educação infantil. Jogos digitais são identificados como ferramentas de reação como um meio de entretenimento, os jogos proporcionam a ... -
Jogos educativos matemáticos
(2020-12-11)Este trabalho de Graduação de Licenciatura em Computação possui, como objetivo geral, realizar um estudo qualitativo sobre Jogos Educativos Matemáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma atividade ... -
Produção de vídeoaulas como ferramenta de conteúdo digital
(2020-12-10)O Youtube, um serviço de compartilhamento de vídeos, aumentou as possibilidade de vídeos serem compartilhados facilmente. Isso abre interessantes possibilidades para o ensino, o aprendizado e o design de cursos, presenciais ... -
Qualificação docente para atuar no ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19: um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Três Passos – RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, localizado no município de Três Passos - RS, a fim de identificar as demandas na formação pedagógica dos docentes, ... -
Realidade virtual e aumentada como metodologia na educação
(2022-02-08)Este artigo aborda os conceitos da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), e suas atuações no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral dessa proposta é analisar a aplicação dos recursos da Realidade ... -
Realidade virtual e aumentada na educação: um estudo de caso na disciplina de história no ensino fundamental
(2020-12-11)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o emprego da Realidade Virtual e Aumentada na disciplina de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a auxiliar os professores e motivar os alunos, ... -
Realidade virtual e aumentada no ensino de biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, visando a auxiliar os professores das séries iniciais da disciplina de Biologia, a mostrar como são as partes das células que existem em nosso corpo, facilitando a aprendizagem e ... -
Redes sociais na educação: o Facebook como ferramenta de apoio na construção do ensino e da aprendizagem
(2020-12-11)Este artigo propôs um estudo que visava a utilização da rede social Facebook na disciplina de português em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi identificar quais as ferramentas da plataforma ... -
Sistema de ambiente virtual para cursos rápidos de ensino a distância (EaD4u)
(2020-12-07)Este artigo descreve a criação de uma plataforma de aprendizagem a distância que seja mais simples, rápida e efetiva para pequenos cursos online na educação pública. Analisando as plataformas EaD existentes pode-se reconhecer ... -
O uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual do campo no município de Jóia/RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas metodológicas dos professores de uma escola pública estadual no interior do município de Jóia/RS. O objetivo compreendeu verificar a postura dos professores ... -
O uso de jogos educacionais para a aprendizagem de programação no ensino fundamental
(2020-12-09)Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner. Cabe portanto, ao educador descobrir alternativas, ... -
Uso de programas 3D na educação
(2020-12-11)Este artigo versa sobre as mudanças na educação com o advento de novas formas tecnologicas e o uso de sofware educacionas 3D fazendo uma analise de vantagens e desvantagem entre 3 programas. -
Uso de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-09)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na ... -
O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino básico
(2020-12-07)O presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre os novos formatos pedagógicos alicerçadas sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) no Ensino Básico, principalmente, no que concerne ao ... -
Uso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional
(2021-08-25)Atualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo do ...