Listar TCC Licenciatura em Computação – EaD por fecha de publicación
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Estimulando a alfabetização por meio de tecnologias digitais da informação e da comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões – RS
(2020-01-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que foi realizado em uma escola pública, destinado a estimular o processo de alfabetização por meio de Tecnologias Digitais ... -
Sistema de ambiente virtual para cursos rápidos de ensino a distância (EaD4u)
(2020-12-07)Este artigo descreve a criação de uma plataforma de aprendizagem a distância que seja mais simples, rápida e efetiva para pequenos cursos online na educação pública. Analisando as plataformas EaD existentes pode-se reconhecer ... -
Formação docente para utilização de tecnologias da informação e comunicação aplicados à educação
(2020-12-07)Este artigo apresenta a organização de uma formação docente mediada por um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) para utilização e tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicados à educação. Com a realização ... -
Qualificação docente para atuar no ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19: um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Três Passos – RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, localizado no município de Três Passos - RS, a fim de identificar as demandas na formação pedagógica dos docentes, ... -
O uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual do campo no município de Jóia/RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas metodológicas dos professores de uma escola pública estadual no interior do município de Jóia/RS. O objetivo compreendeu verificar a postura dos professores ... -
O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino básico
(2020-12-07)O presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre os novos formatos pedagógicos alicerçadas sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) no Ensino Básico, principalmente, no que concerne ao ... -
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se ... -
Educação a distância: o uso de vídeo aulas como recurso pedagógico
(2020-12-08)O desenvolvimento deste artigo, dá-se pela necessidade de avaliar o uso de vídeo aulas como recurso pedagógico nas escolas, realizando o levantamento de material bibliográfico para evidenciar a viabilidade do uso de vídeos ... -
Formação de docentes: carência de utilização de TDIC´s como ferramentas de ensino
(2020-12-08)Na sociedade digital em que vivemos, envoltos às informações continuamente atualizadas e dispostas em nossas mãos, perdura a imagem de alunos indo à escola com pilhas de livros, dicionários, cadernos divididos em matérias ... -
Um estudo de caso envolvendo pensamento computacional e o uso do Scratch
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para o aprendizado de programação no Ensino Fundamental, na escola de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, localizada no município de ... -
Uso dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula em sala de aula
(2020-12-08)Este artigo propõe a utilização dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula nas escolas, no nível fundamental de ensino, ambos os softwares são de acesso fácil e gratuito e pouco utilizado nas escolas. A ... -
Jogos digitais na educação infantil
(2020-12-08)O presente trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dos jogos digitais na educação infantil. Jogos digitais são identificados como ferramentas de reação como um meio de entretenimento, os jogos proporcionam a ... -
Uso de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-09)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na ... -
Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
(2020-12-09)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo a situação atual da formação de professores da rede estadual para o uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), para dar conta das atividades ... -
Formação continuada e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas municipais de ensino básico - séries iniciais - de Sarandi - RS
(2020-12-09)Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Computação tem, como objetivo geral, realizar um estudo de caso para identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa ... -
Aprendizagem significativa com mapas conceituais e mentais: um estudo de caso comparativo no ensino de Geografia
(2020-12-09)Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Estudo de Caso como método de pesquisa no ambiente escolar nas aulas de Geografia para o primeiro ano do ensino médio. O estudo iniciou com aulas sobre Mapas Mentais, Mapas ... -
O uso de jogos educacionais para a aprendizagem de programação no ensino fundamental
(2020-12-09)Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner. Cabe portanto, ao educador descobrir alternativas, ... -
Blockchain na educação: um avanço tecnológico em uma era moderna
(2020-12-09)Este artigo propõe o desenvolvimento de um estudo sistemático de soluções que usem Blockchain na área da educação. Pesquisar e comprovar como o uso deste sistema pode aumentar o rendimento e agilidade nos processos educativos, ... -
Realidade virtual e aumentada no ensino de biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, visando a auxiliar os professores das séries iniciais da disciplina de Biologia, a mostrar como são as partes das células que existem em nosso corpo, facilitando a aprendizagem e ... -
Ensino de matemática com o auxílio da realidade aumentada
(2020-12-10)Este artigo investiga a integração da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino-aprendizagem de sólidos geométricos no Ensino Básico. Tendo em vista que o comprometimento dos educandos interfere muito no progresso dos ...