Avaliação e disponibilidade de compra de chás naturais a base de Ilex paraguariensis
Abstract
O constante aprimoramento de conhecimentos, a criatividade em promover novos produtos, superando desafios do dia-a-dia, impostos pela competitividade profissional e por produtos já disponíveis para consumo, são algumas características dos profissionais do marketing. Para inserir novos produtos no mercado, o desafio é ainda maior, face às barreiras existentes, como culturais, econômicas e de consumo pré-determinados. Propostas inovadoras de trabalho, focando a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de produtos naturais, são atributos importantes para a afirmação destes, Nessa ótica, esse trabalho visa responder a seguinte questão: Haverá aceitação por parte dos consumidores locais dos produtos derivados da Ilex paraguariensis oferecidos pela empresa Meta Mate? Para responder tal questão foi realizado um teste de análise sensorial, com 79 provadores inexperientes, sem treinamento prévio, sendo que após o teste, foi aplicado um questionário aos provadores, para obter respostas quanto as preferências de cada um, abordando a cultura da Ilex paraguariensis, matéria-prima dos produtos apresentados. Após a realização do teste da análise sensorial nos três diferentes chás, e, após a verificação e mensuração dos resultados, foi possível obter índices de aceitação e disponibilidade em adquiri-los, colaborando com sugestões quanto a escolha do método apropriado no desenvolvimento destes no mercado consumidor local. Por fim, constatou-se, que os produtos provados obtiveram índices que alternaram entre positivos e negativos quanto ao seus odores, aspectos e sabores, sendo que nenhum deles obteve um alto índice de aceitação quanto a sua disponibilidade de compra.
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- TCC Administração - PM [155]
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