A visibilidade da UFSM no facebook: (inter)relações entre universidade, jornais e usuários-mídia.
Resumo
A pesquisa aborda a visibilidade nas mídias sociais digitais, especialmente a visibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no site de rede social Facebook. Destacamos o contexto de midiatização (HJARVARD, 2014; SODRÉ, 2007) e o ecossistema formado pelos meios de comunicação do qual fazem parte as redes sociais digitais (RECUERO, 2010), diante do que buscamos investigar o fenômeno da visibilidade (FOUCAULT, 2014; THOMPSON, 2008a, 2008b; BRUNO, 2013) no âmbito das organizações (BARICHELLO, 2009, 2014; OLIVEIRA; PAULA, 2007; TERRA, 2011) O objetivo geral da pesquisa consiste em investigar a visibilidade da UFSM no Facebook a partir do relacionamento (estratégico) entre a Universidade, os jornais e os usuários da rede social (usuários-mídia). Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos: contribuir para ampliar os conhecimentos sobre a visibilidade organizacional no contexto das mídias sociais digitais; caracterizar a visibilidade da UFSM construída nas fanpages: UFSM; Diário de Santa Maria; A Razão; e analisar comportamentos discursivos nas fan pages para compreender os relacionamentos entre a UFSM, os jornais e os usuários-mídia na construção/a partir da visibilidade da Universidade nessa ambiência. A investigação tem orientação qualitativa (GIL, 2007; OLIVEIRA, 2012) e está embasada na abordagem da Análise do Discurso Mediado por Computador (HERRING, 2004, 2007). Contempla a aplicação de técnicas metodológicas de observação simples (GIL, 2007), observação sistemática/encoberta e não participativa (GIL, 2007; JHONSON,2010), entrevista (GIL, 2007) e pesquisa bibliográfica (GIL, 2007; OLIVEIRA, 2012). A tese está estruturada em quatro capítulos que integram elementos teóricos, metodológicos e analíticos, além dos da introdução e das considerações finais. Quanto à presença da UFSM no site de rede social Facebook, dentre os resultados, identificamos que está vinculada ao apelo informacional em detrimento do relacional; à visibilidade da UFSM nessa rede está em expansão; a UFSM demonstra autonomia em promover a sua visibilidade em ambientes digitais; a presença da UFSM na rede é pautada por suas ações de assessoria de imprensa. Quanto às (inter)relações entre UFSM, jornal e usuários-mídia, salientamos que são cooperativas, porém pouco dialógicas e raras vezes estratégicas.
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