Modelagem matemática e desenvolvimento de um agente baseado em modelos Markovianos
Resumen
Nos últimos anos, é possível ver o avanço da Inteligência Artificial aplicada aos mais diversos
jogos, sejam eles determinísticos ou estocásticos. Muitas técnicas, apesar de alcançarem
o resultado esperado, requerem um considerável poder computacional e não
são viáveis em plataformas mais básicas (e.g., smartphones de baixo custo). Com isso,
há a necessidade de criação de técnicas de peso leve. Esse trabalho utiliza Cadeias de
Markov no desenvolvimento de um agente para um jogo de cartas. A modelagem foi feita
para representar a ordem natural das forças e separa em três módulos de acordo com as
modalidades do jogo, sendo elas: Truco, Envido e Flor. A tomada de decisão é feita com
base em partidas jogadas anteriormente, reforçando as decisões tomadas e melhorandoas.
Para avaliar o modelo, diversas rodadas de testes foram feitas, variando o oponente e
as bases de dados. Esse processo resultou em matrizes de aprendizado para cada modo
do jogo. Assim, elas foram avaliadas levando em consideração as características principais
do modelo e também dos oponentes.
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