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dc.contributor.advisorPrudkin, Gonzalo
dc.creatorCassol, João Victor Gobbi
dc.date.accessioned2021-03-11T13:57:23Z
dc.date.available2021-03-11T13:57:23Z
dc.date.issued2020-06-26
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationCassol, João Victor. Entre o público e a concorrência: As lives esportivas no Facebook das emissoras de Seberi-RS. 2020. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20407
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, Jornalismo, RS, 2020.por
dc.description.abstractThis work is a study about two radio stations in the city of Seberi-RS, Radio Seberi and Fortaleza FM, and aims to understand the context of live audiovisual broadcasts via Facebook, the Facebook Live, produced by these companies since the year 2018, initially with emphasis on sporting events. It has three specific objectives about the theme: to understand the motivations that led the radios to start transmitting events using the lives, to identify the existence or inexistence of adaptation processes and preparation of professionals for these broadcasts and to calculate the financial investments spent by the broadcasters for this type of broadcasting. Additionally, it seeks to draw a historical comparison between the idea of radio interactivity over the past decade and how it has changed in the face of the technology evolution. To do so, it employs as a methodology the bibliographic research, whose main reference is the hypermedia radio theory (LOPEZ, 2010), and the comparative case study, using structured interviews and online questionnaires as the central data collection technique. Finally, it considers that the motivations are based on the competitiveness between companies in economic aspects and that there were no explicit processes of adaptation previous to lives, but a considerable empirical learning. It did not reach conclusions about financial investments, due to lack of response from broadcasters, and noted that interactivity has become more frequent and routine due to the way radios use social networks.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRádio Seberi e Fortaleza FMpor
dc.subjectLives no Facebookpor
dc.subjectRádio hipermidiáticopor
dc.titleEntre o público e a concorrência: as lives esportivas no Facebook das emissoras de Seberi-RS.por
dc.title.alternativeBetween public and competition: live sports broadcasts on Seberi-RS radios Facebookeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationJornalismo Bachareladopor
dc.description.resumoste trabalho é um estudo sobre duas emissoras radiofônicas da cidade de Seberi-RS, Rádio Seberi e Fortaleza FM, e tem como objetivo compreender o contexto das transmissões audiovisuais ao vivo via Facebook, as lives, produzidas por essas empresas desde o ano de 2018, inicialmente com ênfase em eventos esportivos. Possui três objetivos específicos sobre o tema: compreender as motivações que levaram às rádios a iniciarem a cobertura de eventos empregando as lives, identificar a existência ou inexistência de processos de adaptação e preparação dos profissionais para essas transmissões e contabilizar os investimentos financeiros dispendidos pelas emissoras para a realização desse tipo de cobertura. Adicionalmente, busca traçar um comparativo histórico entre a ideia de interatividade no rádio ao longo da última década e como ela se transformou diante da evolução da tecnologia. Para tanto, emprega como metodologia a pesquisa bibliográfica, cuja principal referência é a teoria do rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010), e o estudo de caso comparativo, usando como técnica central de levantamento de dados a entrevista estruturada e questionários on-line. Considera, finalmente, que as motivações têm base na competitividade entre as empresas em aspectos econômicos e que não houveram explícitos processos de adaptação prévios às lives, senão um considerável aprendizado empírico. Não obteve conclusões sobre os investimentos financeiros, por falta de resposta das emissoras, e pontua que a interatividade se tornou mais frequente e rotineira em função do modo de uso das redes sociais por parte das rádios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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  • TCC Jornalismo [71]
    Trabalhos de Conclusão de Curso de Jornalismo da UFSM do Campus Frederico Westphalen

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