Entre o público e a concorrência: as lives esportivas no Facebook das emissoras de Seberi-RS.
Abstract
ste trabalho é um estudo sobre duas emissoras radiofônicas da cidade de Seberi-RS, Rádio Seberi e Fortaleza FM, e tem como objetivo compreender o contexto das transmissões audiovisuais ao vivo via Facebook, as lives, produzidas por essas empresas desde o ano de 2018, inicialmente com ênfase em eventos esportivos. Possui três objetivos específicos sobre o tema: compreender as motivações que levaram às rádios a iniciarem a cobertura de eventos empregando as lives, identificar a existência ou inexistência de processos de adaptação e preparação dos profissionais para essas transmissões e contabilizar os investimentos financeiros dispendidos pelas emissoras para a realização desse tipo de cobertura. Adicionalmente, busca traçar um comparativo histórico entre a ideia de interatividade no rádio ao longo da última década e como ela se transformou diante da evolução da tecnologia. Para tanto, emprega como metodologia a pesquisa bibliográfica, cuja principal referência é a teoria do rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010), e o estudo de caso comparativo, usando como técnica central de levantamento de dados a entrevista estruturada e questionários on-line. Considera, finalmente, que as motivações têm base na competitividade entre as empresas em aspectos econômicos e que não houveram explícitos processos de adaptação prévios às lives, senão um considerável aprendizado empírico. Não obteve conclusões sobre os investimentos financeiros, por falta de resposta das emissoras, e pontua que a interatividade se tornou mais frequente e rotineira em função do modo de uso das redes sociais por parte das rádios.
Collections
- TCC Jornalismo [84]
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