Saberes da experiência mobilizados durante a prática da docência por professores de Educação Física
Fecha
2019-10-16Primeiro coorientador
Gama, Maria Eliza Rosa
Primeiro membro da banca
Carlan, Paulo
Segundo membro da banca
Ribas, João Francisco Magno
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os docentes no decorrer de sua docência veem sendo bastante questionados sobre quais saberes eles necessitam saber para o ensino dos seus alunos. Especialmente na área da Educação Física, os docentes por muitas vezes sofrem questionamentos por utilizarem de um saber que é adquirido através de sua experiência. Acredita-se que os saberes mobilizados pelos professores são de grande relevância no meio escolar, pois mobilizam um vasto repertório de conhecimentos próprios ao ensino. Dessa forma, este trabalho teve como tema os saberes da experiência mobilizados durante a prática da docência por professores de EF, tendo como objetivo compreender como a trajetória profissional de professores de EF possibilita a construção dos saberes experienciais mobilizados por eles nos processos de organização e desenvolvimento do ensino. Neste contexto, temos como problema de pesquisa: que elementos estão integrados nos saberes da experiência mobilizados por eles nos processos de organização e desenvolvimento do ensino. Como questões de pesquisa temos: 1- Como se deu o processo de constituição da docência para a educação básica; 2- de que forma, os professores de EF justificam as atividades realizadas na organização e desenvolvimento do ensino; 3- qual a origem dos saberes experienciais mobilizados pelos professores no processo de organização e desenvolvimento do ensino; e 4- de que forma o contexto escolar condiciona as atividades realizadas pelos professores na organização e desenvolvimento do ensino. Na busca dessas respostas escolheu-se como caminho a pesquisa de natureza qualitativa. O tratamento dos dados pautou-se pela análise de conteúdo dos depoimentos colhidos durante as entrevistas dos 3 (três) professores da rede pública de uma escola estadual da cidade de Santa Maria - RS. Durante a análise dos dados dos professores, percebeu-se que em relação a construção dos saberes, podemos afirmar que: os saberes são construídos durante a trajetória profissional através da influência dos cursos e da vivência em que os professores tiveram antes de sua formação e durante suas experiências profissionais, possibilitando a construção, reelaboração e a validação de novos saberes necessários ao ensino. Com base na análise das informações coletadas, concluímos que a trajetória profissional de professores possibilita a construção dos saberes experienciais através dos diferentes contextos, os quais os professores estão inseridos.
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