Projeto de vida: uma proposta de construção compartilhada com estudantes do ensino médio
Fecha
2019-08-26Primeiro coorientador
Costa, Joacir Marques da
Primeiro membro da banca
Sarturi, Rosane Carneiro
Segundo membro da banca
Miranda, Estela
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa dissertativa caracteriza-se como um processo investigativo-formativo com o objetivo geral de compreender a produção de saberes e representações de estudantes do Ensino Médio do IEEVD, considerando um processo compartilhado de construção dos seus projetos de vida com relação a auto/trans/formação socioeducacional. A concepção teórico-metodológica esteve sistematizada a partir da pesquisa-formação com abordagem (auto)biográfica, tendo como fio condutor os círculos dialógicos investigativos-formativos, priorizando as narrativas que mobilizaram as subjetividades, do grupo de estudantes do Ensino Médio, articulando às experiências vividas aos contextos em que estão inseridos, capacitando-os a expressarem seus interesses e desejos na prospecção de futuro. As narrativas foram realizadas com nove estudantes do 2º ano Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra – RS, todos em situação de distorção idade/ano, com registro de fracasso escolar em algum momento do percurso escolar. Durante o processo foram problematizadas as experiências no âmbito familiar, escolar e social na perspectiva de refletir sobre seu contexto individual para tomar decisões conscientes, autônoma, democráticas considerando os preceitos éticos, exercendo a cidadania com empoderamento social adequado aos seus interesses, para a construção compartilhada do Projeto de Vida. Nesse sentido a pesquisa adquiriu o caráter auto/trans/formativo com relevância empírica, reorganizando saberes e representações a partir das reflexões realizadas de maneira compartilhada com os sujeitos envolvidos. Cabe destacar que o produto educacional, fruto desta pesquisa, se refere a um roteiro orientador para a construção compartilhada do projeto de Vida dos estudantes do Ensino Médio que tem por objetivo orientar o serviço de Orientação Educacional em ações que tenham sentido para na vida dos estudantes para além da escola. Espera-se potencializar o protagonismo e a autonomia intelectual dos estudantes do Ensino Médio para a tomada decisões conscientes, evitando o abandono e o fracasso escolar.
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