O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental
View/ Open
Date
2019-12-09Primeiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecilia Pereira
Segundo membro da banca
Maggio, Deise Pedroso
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa tem por temática o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
cuja problemática é a seguinte: Se e como indícios de aprendizagem algébrica são evidenciados por
estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em episódios de trabalho conjunto que abrangem o
pensamento algébrico covariacional, adaptados segundo a Teoria da Objetivação, de Luis Radford?
Visando compreender tal questão, definimos como objetivo geral analisar as aprendizagens algébricas
evidenciadas em episódios de trabalho conjunto com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Tendo em mente esse objetivo, consideramos como referencial teórico do pensamento algébrico a
Teoria da Objetivação. No que tange a aspectos metodológicos, nossa pesquisa é de natureza
qualitativa e de campo. Os dados da pesquisa constituíram-se de episódios de trabalho conjunto. Os
procedimentos de análise desses dados seguiram os movimentos recursivos da Análise Textual
Discursiva: unitarização, categorização e metatextos. As unidades de análise foram episódios de
trabalho conjunto e aprendizagem algébrica, a categoria de análise foi uma camada de generalidade do
pensamento algébrico em episódios de trabalho conjunto, com as seguintes as seguintes subcategorias
de análise: pensamento algébrico factual; pensamento algébrico contextual e pensamento algébrico
padrão e os metatextos constituíram-se das análises realizadas em torno das categorias. A partir disso,
podemos inferir que indícios de aprendizagem algébrica dos estudantes foram evidenciados no
trabalho conjunto, tanto em uma camada factual quanto contextual de compreensão. E, que a
regularidade das sequências é mais facilmente objetivada pelos estudantes, no entanto, após algumas
intervenções da pesquisadora, a relação covariacional das sequências veio à tona. Diante disso,
consideramos importante que pesquisas futuras visem a investigação acerca de outras possibilidades
de intervenções dos professores no trabalho conjunto com os estudantes, com vistas a emergência do
pensamento algébrico covariacional.
Collections
The following license files are associated with this item: