Perfil e posicionamento de professores de escola pública em relação à educação em saúde, com ênfase em sexualidade
Resumo
Objetivo: descrever o perfil e o posicionamento de professores de escola pública em relação à educação em saúde, com ênfase em sexualidade, buscando investigar associações neste contexto. Metodologia: estudo descritivo transversal experimental. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública e a amostra constituiu-se de 27 professores, com média de idade de 45,6 anos (DP=8,41). Resultados: Dentre os professores, 40,8% possuem especialização e 22,2% mestrado e 78% atuam na profissão há mais de dez anos. A maioria nunca realizou cursos de formação sobre educação sexual, porém sentem-se confortáveis para discussões sobre sexualidade. Grande parte mencionou que os alunos possuem espaço para discussões sobre este assunto. Não foram observadas associações entre disciplina ministrada e opinião do participante em relação ao aluno ter espaço para discussões sobre sexualidade e entre o tempo de atuação profissional e o sentimento dos professores ao conversar sobre sexualidade. Professores que realizaram ou não cursos de educação sexual apresentam a mesma opinião em relação ao aluno ter espaço para discutir sobre sexualidade e sobre os seus sentimentos frente a este diálogo. A maioria dos professores relatou que aborda a temática sexualidade com os alunos em conversas informais. Para os docentes, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos são os assuntos mais solicitados pelos alunos. Conclusão: Deve-se incentivar educação sexual nas escolas e inclusão e/ou maior aprofundamento nas formações inicial e continuada dos professores sobre a temática, a fim de promover autonomia, prevenir vulnerabilidades e contribuir para o pleno exercício da sexualidade dos discentes.
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