Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional
View/ Open
Date
2021-02-19Primeiro coorientador
Alberti, Taís Fim
Primeiro membro da banca
Almeida, Ana Cláudia Pereira de
Segundo membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, pretende, de modo geral, analisar as possibilidades e os desafios da inserção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na prática profissional de professores em formação inicial do Curso Normal – Ensino Médio. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) potencializar a construção da Fluência Tecnológico-Ppedagógica (FTP) por meio de uma oficina sobre REA; b) analisar o trabalho do professor, construindo uma reflexão sobre a sua complexidade e sobre sua influência na prática pedagógica; c) apresentar ideias sobre a compreensão em torno do uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no âmbito do ensino aos professores em formação inicial; d) promover uma oficina visando a ações práticas que viabilizem o uso e a produção de REA por parte de professores em formação inicial; e) elaborar um e-book com os passos desenvolvidos na oficina. O tema representa uma proposta didático-metodológica, pois visa potencializar a construção da (FTP), por meio de uma oficina de formação para professores em formação inicial do Curso Normal - Ensino Médio, dividida em 10 encontros, que abordam desde a formação do professor até a produção de material didático em REA, capaz de auxiliar na prática pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Desenvolvida em 4 meses, entre setembro de 2019 janeiro de 2020, a oficina percorreu um caminho metodológico constituído por uma pesquisa-ação e por uma coleta de dados, por meio dos encontros e das atividades desenvolvidas, por registros de observações em um diário de bordo e de dois questionários semiestruturados, sendo um questionário diagnóstico e outro avaliativo. A conexão teoria/prática está ancorada em estudos desenvolvidos por Imbernón (2011), Alarcão (2011), Freire (2009), Vygotsky (2007), Mallmann; Schneider; Mazzardo (2013), Kenski (2008) e BNCC (2017), entre outros autores, cujas ideias embasaram nossa caminhada ao longo da realização desta pesquisa. Nossos resultados apontam para os desafios e para as possibilidades da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na prática pedagógica e demonstram a importância do processo de formação para o desenvolvimento da FTP e da expansão dos REA. A reflexão cooperativa e colaborativa foi o cerne da nossa pesquisa no centro da prática dialógica e reflete as mudanças no processo de ensino-aprendizagem que poderão ocorrer em cada professor envolvido na pesquisa e na oficina de formação. O e-book elaborado a partir da oficina aponta para reflexões e inquietações fundamentais para a compreensão e a utilização dos REA e, além disso, possibilita o desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica, bem como a utilização de REA no ensino-aprendizagem de professores em formação inicial.
Collections
The following license files are associated with this item: