Formação inicial de professores do curso normal e recursos educacionais abertos: possibilidades e desafios para a prática profissional
Fecha
2021-02-19Primeiro coorientador
Alberti, Taís Fim
Primeiro membro da banca
Almeida, Ana Cláudia Pereira de
Segundo membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, pretende, de modo geral, analisar as possibilidades e os desafios da inserção dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na prática profissional de professores em formação inicial do Curso Normal – Ensino Médio. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) potencializar a construção da Fluência Tecnológico-Ppedagógica (FTP) por meio de uma oficina sobre REA; b) analisar o trabalho do professor, construindo uma reflexão sobre a sua complexidade e sobre sua influência na prática pedagógica; c) apresentar ideias sobre a compreensão em torno do uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no âmbito do ensino aos professores em formação inicial; d) promover uma oficina visando a ações práticas que viabilizem o uso e a produção de REA por parte de professores em formação inicial; e) elaborar um e-book com os passos desenvolvidos na oficina. O tema representa uma proposta didático-metodológica, pois visa potencializar a construção da (FTP), por meio de uma oficina de formação para professores em formação inicial do Curso Normal - Ensino Médio, dividida em 10 encontros, que abordam desde a formação do professor até a produção de material didático em REA, capaz de auxiliar na prática pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Desenvolvida em 4 meses, entre setembro de 2019 janeiro de 2020, a oficina percorreu um caminho metodológico constituído por uma pesquisa-ação e por uma coleta de dados, por meio dos encontros e das atividades desenvolvidas, por registros de observações em um diário de bordo e de dois questionários semiestruturados, sendo um questionário diagnóstico e outro avaliativo. A conexão teoria/prática está ancorada em estudos desenvolvidos por Imbernón (2011), Alarcão (2011), Freire (2009), Vygotsky (2007), Mallmann; Schneider; Mazzardo (2013), Kenski (2008) e BNCC (2017), entre outros autores, cujas ideias embasaram nossa caminhada ao longo da realização desta pesquisa. Nossos resultados apontam para os desafios e para as possibilidades da utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na prática pedagógica e demonstram a importância do processo de formação para o desenvolvimento da FTP e da expansão dos REA. A reflexão cooperativa e colaborativa foi o cerne da nossa pesquisa no centro da prática dialógica e reflete as mudanças no processo de ensino-aprendizagem que poderão ocorrer em cada professor envolvido na pesquisa e na oficina de formação. O e-book elaborado a partir da oficina aponta para reflexões e inquietações fundamentais para a compreensão e a utilização dos REA e, além disso, possibilita o desenvolvimento da Fluência Tecnológico-Pedagógica, bem como a utilização de REA no ensino-aprendizagem de professores em formação inicial.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: