A química dos minerais: uma temática para investigar o papel da experimentação no ensino de química
View/ Open
Date
2015-04-09Primeiro membro da banca
Loreto, Elgion Lúcio da Silva
Segundo membro da banca
Severo Filho, Wolmar Alípio
Metadata
Show full item recordAbstract
Sabe-se que o uso de atividade prática/experimental no Ensino de Química é de grande valia para a construção do conhecimento cientifico dos estudantes. Porém, estudos mostram que o ensino experimental ainda precisa de reformas e apontam alternativas para que isso ocorra, como por exemplo, através de atividades práticas/experimentais contextualizadas e investigativas e de políticas públicas como o PIBID, que vem incentivando o professor em formação a trabalhar a Química experimental. Nesta perspectiva, este trabalho utiliza “ Minerais como temática para auxiliar no processo de aprendizagem em Química, por meio intervenções utilizando atividades experimentais. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio de um colégio da cidade de Santa Maria – RS – Brasil e é dividida em duas partes. Na primeira delas, realizada em quatro turmas (de 1º e 3º anos), buscou-se investigar as concepções dos alunos sobre o papel das atividades práticas/experimentais na disciplina de Química. Os dados foram obtidos por meio de um questionário, a partir do qual foi criado um quadro com valores atribuídos aos objetivos presentes no questionário. A segunda parte foi aplicada para uma turma de 1º ano, visando investigarmos as contribuições da temática “minerais” ao processo de aprendizagem por meio de diferentes metodologias, como atividades investigativas, oficinas temáticas e estudo de casos, promovendo, também, um estudo interdisciplinar com a Geografia. Os instrumentos utilizados, como questionários e produções textuais, foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva, permitindo, assim, detectarmos as percepções dos alunos sobre a temática “minerais” e sua relação com a disciplina de Química, bem como seus conhecimentos prévios e construídos sobre o assunto. Os resultados coletados permitem-nos concluir que, através da temática “minerais” e do desenvolvimento de metodologias diferenciadas, o Ensino de Química foi favorecido, visto que as mesmas auxiliaram na construção cognitiva dos alunos, permitindo uma maior relação da Química com o cotidiano.
The following license files are associated with this item: