Uma análise de tarefas que envolvem interpretações de números racionais em uma escola pública de educação bilíngue para surdxs em Santa Maria/RS
View/ Open
Date
2019-08-28Primeiro membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Segundo membro da banca
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
Metadata
Show full item recordAbstract
Hoje em dia a educação de surdxs desenvolve-se a partir da perspectiva visual/espacial, com
objetivo de possibilitar o acesso aos conceitos/conteúdos na Língua Brasileira de Sinais, tendo
como preocupação respeitar a autonomia desta língua e estruturar um plano educacional sem
interferir na experiência psicossocial. Tendo como metas constantes da proposta educacional
da escola bilíngue: o reconhecimento da pessoa surda dentro da própria comunidade surda, o
direito assegurado da aquisição da língua de sinais como primeira língua; a utilização da língua
de sinais na escola, garantindo seu desenvolvimento cognitivo e o ensino dos conhecimentos
gerais; e o ensino da língua oral/auditiva como segunda língua. Neste contexto, o presente
estudo tem por objetivo investigar como estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de uma
escola estadual bilíngue de Santa Maria/RS compreendem e mobilizam registros de
representação semiótica em uma sequência de tarefas envolvendo as interpretações parte-todo,
medida e operador de números racionais, utilizando o tangram. Para tanto, fundamenta-se nas
interpretações de números racionais (parte-todo, medida e operador), conforme Lamon (2007;
2012), e nos registros de representação semiótica, sob a ótica de Duval (2003; 2009; 2011;
2012a; 2012b). Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso qualitativo (LÜDKE;
ANDRÉ, 1986; YIN, 2005). A aproximação com o campo de pesquisa ocorreu por meio de
observações de aulas, um questionário semiestruturado e de uma Tarefa Exploratória. A
produção de dados envolveu a elaboração, dinamização, tradução dos enunciados para Língua
Brasileira de Sinais e análises de quatro tarefas, que tornaram o tangram como meio que
promove a mobilização do registro figural. Como resultados tem-se a compreensão da
interpretação parte-todo, ao particionar e reconhecer números racionais na representação
fracionária associados as áreas de peças do material manipulável tangram, tendo como unidade
um quadrado constituído por todas as peças deste. A respeito da interpretação medida constatase
assimilação no espaço unidimensional, ao entender números racionais correspondentes aos
valores das áreas abordadas como sendo distância de um ponto até a origem na reta numérica,
e no bidimensional, ao associar a medida da área de figuras geométricas. Quanto a interpretação
operador conclui-se entendimento mediante a redução de áreas de figuras geométricas
quadradas, ao realizar sucessivas reduções envolvendo números racionais na representação
numérica percentual e decimal. Em relação aos registros mobilizados majoritariamente tem-se
a representação numérica fracionária juntamente com a representação figural icônica, assim
destacam-se tratamentos figurais. Outros registros também mobilizados referem-se ao figural
na representação geométrica e ao simbólico na representação numérica decimal e percentual.
Conclui-se a respeito das apreensões a mobilização, principalmente, da operatória na
dinamização da sequência de tarefas, com ênfase na modificação mereológica diretamente
relacionada a interpretação parte-todo.
Collections
The following license files are associated with this item: