Trabalho, técnica e educação física: análises socialmente estabelecidas

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Date
2019-10-23Primeiro membro da banca
Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
Segundo membro da banca
Ribas, João Francisco Magno
Metadata
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O estudo debate a relação entre a Educação Física, técnica e trabalho, compreendendo a essência dessa relação através do surgimento e desenvolvimento do ser humano e as relações que este estabeleceu com a natureza para poder manter-se vivo e, em sociedade. É a partir desse movimento, que o estudo apresenta o objetivo de analisar, compreender e descrever como se estabelece a relação da área da Educação Física com a atual sociedade através do ensino da técnica. Para esse movimento, nos fundamentamos no materialismo histórico dialético, o qual determina a matéria como ponto de partida e chegada de qualquer ser, coisa ou fenômeno e, essa compreensão em sua processualidade e totalidade encontram respaldo na dialética entre o singular, particular e o universal em que se da às categorias Educação Física, técnica e trabalho. Com isso, analisamos as concepções de técnica na Educação Física Escolar, o mundo do trabalho e sua relação com a técnica, a relação entre a formação técnica e a Educação Física e nesse movimento sistematizamos as categorias e as relações dadas para se chegar ao concreto da totalidade estabelecida. Para tanto, compreendemos que a técnica assume, no decorrer da história da Educação Física, o papel da reprodução do movimento, baseada no ensino tradicional, conservador e tecnicista e que hoje se apresenta, pragmático e esvaziado de conhecimento científico. Essa constatação se estabelece pela afirmação das leis que expressam esse ensino em prol do desenvolvimento da classe capitalista, que não só planeja as ações educacionais, como visa através delas, formar o trabalhador colaborador flexível, técnico e etc. Para superar essas relações estabelecidas entre as categorias Educação Física, técnica e trabalho, acreditamos e propomos um ensino classista, baseado em abordagens críticas para educação, bem como, uma abordagem crítico superadora para a Educação Física, em que a técnica e o trabalho sejam conhecimentos científicos produzidos e utilizados pela classe que a produz, o aluna do-trabalhador.
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