Análise de rigidez e danificação de misturas asfálticas recicladas a quente com diferentes tipos e teores de RAP
Fecha
2020-04-16Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A constante busca por alternativas sustentáveis que visam a redução do impacto ambiental deu
visibilidade para que pesquisas acerca do assunto fossem desenvolvidas. Nesse contexto, o
material fresado, denominado RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), surgiu como objeto de
estudo de pesquisas que buscam aprofundar o conhecimento sobre o comportamento deste
material quando incorporado a novas misturas asfálticas, a fim de proporcionar a reutilização
dele. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento mecânico de
misturas recicladas com diferentes fontes de RAP e teores de incorporação. Para alcançar o
objetivo proposto, foram avaliadas em laboratório oito misturas, divididas em dois grandes
grupos: quatro misturas contendo ligante virgem 50/70 e RAP oriundo de uma fonte 1; quatro
misturas contendo ligante virgem 60/85 e RAP da fonte 2. Os teores de incorporação de RAP
foram de 0%, 10%, 20% e 30%. O agregado virgem utilizado foi do tipo granítico, proveniente
de uma pedreira do município de Eldorado do Sul – RS. A fonte 1 de RAP contém ligante 50/70
em sua composição e a fonte 2 de RAP contém ligante 60/85. As misturas seguiram a
metodologia Marshall de dosagem, e os teores de projeto encontrados confirmaram uma
redução do ligante virgem adicionado, indicando que uma parcela do ligante presente no RAP
foi reativado. Foram realizados os ensaios de: módulo de resiliência (MR) e módulo dinâmico
(MD) para a avaliação da rigidez; danificação por umidade induzida (DUI); uniaxial de carga
repetida (flow number); resistência à tração por compressão diametral (RT) e fadiga à traçãocompressão. Os resultados de MR indicaram que o aumento de teor de ligante nas misturas
contendo ligante 50/70 diminuiu a rigidez, sendo este fator mais importante que o teor de RAP
inserido, já para o ligante 60/85 a inserção de RAP teve significativa influência na rigidez. Os
resultados de MD corroboraram os resultados de MR, sendo os maiores valores de rigidez
encontrado para as misturas com ligante 50/70, e a adição de 30% RAP nas misturas com ligante
60/85 elevou a rigidez. Quanto aos resultados de DUI, as misturas não apresentaram danificação
pela ação da água. Para o ensaio de FN e RT, a adição de RAP elevou os valores para ambos
tipos de ligante. Na análise da fadiga, as misturas com ligante 60/85 apresentaram melhor
desempenho, e adição de RAP diminuiu levemente os valores. Porém, na análise de área
trincada, as misturas contendo ligante 60/85 com adição de 10% e 20% de RAP apresentaram
dano quase nulo. Por fim, a pesquisa mostrou que o teor de ligante final das misturas e o tipo
de ligante virgem adicionado também são fatores que influenciam diretamente no desempenho
das misturas recicladas. Misturas com adição de RAP podem apresentar comportamento
semelhante, ou até melhor, que misturas sem adição desse material, tornando viável projetos
futuros sustentáveis que utilizem esse material em camadas de revestimentos asfálticos.
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