A qualidade de vida no trabalho e os níveis de estresses dos professores das escolas estaduais de Santa Maria/RS
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Date
2020-09-11Primeiro membro da banca
Battistela, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Brito, Lucas Charão
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Este trabalho teve por objetivo propor ações para a melhoria dos níveis de Qualidade de Vida no Trabalho e diminuição dos níveis de Estresses dos professores das escolas estaduais de educação, lotadas na 8ª Coordenadoria Regional de Educação, no Município de Santa Maria/RS. A pesquisa realizada cujo problema levantado foi “Como estão os níveis de Qualidade de Vida no Trabalho e de Estresses dos docentes das Escolas Estaduais de Santa Maria e se há relação entre esses temas?”, teve o intuito de atender aos objetivos propostos, realizando uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo. O instrumento utilizado foi questionário de forma impressa e apresentado aos professores participantes da pesquisa. O modelo usado para mensurar a qualidade de vida no trabalho foi de Walton (1973), adaptado por Fernandes (1996), e para mensurar o Estresse, o QSPEBS, de Rui Gomes, da Universidade do Minho, Escola de Psicologia. A população pesquisada foi de 590 professores, das 10 escolas escolhidas para realizar a pesquisa, e a amostra foi de 234 professores, constituindo uma amostra por conveniência. Os dados quantitativos foram tratados com uso de estatística descritiva por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Segundo dados da pesquisa, em relação aos indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho, a dimensão que apresentou melhor avaliação é o uso e desenvolvimento das capacidades (D3), quase atingindo o limite máximo da escala aplicada (X=4,37 e σ =0,516). Por outro lado, a dimensão compensação justa e adequada (D1) apresenta a média (X=1,87 e σ =0,691), sendo o fator mais deficiente nesta avaliação na qualidade de vida. Nos indicadores do Estresse, a média obtida foi em mau comportamento contínuo de alguns alunos, nível de barulho bastante elevado nas aulas, turmas difíceis, alunos barulhentos, problemas de comportamento difícil por parte dos alunos – obtendo a média (X=3,64 e σ =0,609). As principais dificuldades deste estudo foram na coleta de dados, pois o processo aconteceu no segundo semestre do ano letivo 2019, ano que foi deflagrada greve na maioria das escolas estaduais. Para coletar os dados foi necessário ir nas escolas em mais de um turno, para aplicar os questionários a um número de professores suficientes e pré-estabelecido. Como sugestão, este trabalho pode ser replicado em outros municípios, do estado do RS, ou em outros estados, envolvendo o mesmo número de professores para realizar comparações dos resultados. Como resultado deste trabalho, observou-se a existência de fatores a serem enfrentados para a ação de melhoria de Qualidade de Vida no Trabalho – Compensação justa e adequada e Indisciplina de alunos), entre outras, essas duas dimensões foram apontadas pelos respondentes como geradoras de Estresse nos professores.
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