Currículo do curso de Educação Física – Licenciatura: tríade de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição privada
View/ Open
Date
2020-07-03Primeiro membro da banca
Camargo, Maria Cecília da Silva
Segundo membro da banca
Afonso, Mariangela da Rosa
Metadata
Show full item recordAbstract
Em uma sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as cobranças para o exercício da docência,
têm sido cada vez mais desafiadoras, onde, por vezes, nos questionamos qual o perfil de docentes que se
pretende formar? Sendo assim, problematizamos como o currículo da área da Educação Física (E.F), na
formação inicial, correlaciona o ensino, a pesquisa e a extensão, em uma instituição privada? Deste modo, o
objetivo principal desta dissertação, consiste em compreender a correlação entre o ensino, a pesquisa e a
extensão do currículo de Educação Física/Licenciatura, na formação inicial, em uma instituição privada.
Sendo assim, os específicos se constituem em identificar as relações entre a equipe diretiva da instituição e o
seu corpo discente na instituição escolhida, analisar como os documentos institucionais expõem a relação
entre docentes e acadêmicos na proposta de construção do profissional em formação, investigar se há
dificuldades de incentivo ao ensino, a pesquisa e a extensão e por fim, averiguar como o currículo pode
conciliar as práticas de um professor atuante em sala de aula, na perspectiva de se constituir também um
docente com perfil pesquisador ou extensionista. O interesse sobre a temática se deu a partir das diversas
etapas educacionais, a qual o pesquisador foi submetido no decorrer de sua trajetória educacional; estas
práticas raramente eram atrativas, pois o conceito de educação física ou o que deveria ser, era o oposto dito
de qualidade; uma prática solta sem agregar em conhecimentos, onde somente se praticava o que lhe
interessasse. Este trabalho centra-se em uma pesquisa de cunho crítico e exploratório, sendo muito próximo
ao que se denomina um estudo de caso, pois analisamos o currículo de educação física/licenciatura de uma
universidade privada, adentrando a esta realidade. Não obstante, obviamente a pesquisa é de caráter
bibliográfico com apoio de algumas técnicas e dinâmicas da análise documental. O ingresso no curso de
Mestrado em Educação Física, partiu de muitas inquietações, as quais o impulsionaram a (trans) formação
que optamos desde o início de nossa trajetória docente, dando continuidade ao ciclo educacional durante a
lato sensu e o stricto sensu, muitas inquietações persistiram e se tornaram angustiante, tentando compreender
a relação do passado com o presente. Analisamos os documentos, procedemos entrevistas semiestruturadas e
acompanhando in loco de uma instituição privada para confeccionarmos esse debate. Conversas informais
com professores e alunos nos corredores e laboratórios também nos propiciaram analisar a legislação com
maior clareza e presteza. De posse destes dados conseguimos, então, um diagnóstico, do curso ora analisado
salientando suas potencialidades e advertindo para algumas fragilidades junto à sua formação acadêmica.
Usamos o recurso da captura de informações através de conversas informais, baseadas em um roteiro prévio,
do que seria indagado a alguns integrantes da universidade pesquisada. Dito isso, este trabalho visa
transcender os estigmas em torno da educação física, proporcionando ao leitor um apanhado enriquecido da
história; concretização da persistência da constituição de universidade, bem como sua compilação através do
currículo alicerçado e na transição entre ensino, pesquisa e extensão.
Collections
The following license files are associated with this item: