Desafios educacionais: qual o papel da gestão?
Abstract
A proposta deste trabalho é levantar uma reflexão em torno do financiamento da educação e dos desafios que enfrenta essa área. Para tanto, elege-se duas categorias chaves na discussão desse assunto, que são a questão da infraestrutura e das condições de ensino que impactam diretamente na prática educativa; e a valorização do magistério que é ponto central na mudança do panorama educacional atual; bem como o papel da gestão frente a esses desafios. A pesquisa é de cunho teórico e se propõe a responder à problemática: qual o papel da gestão diante do financiamento da educação nas condições de ensino e na valorização do magistério? Possui o objetivo geral de analisar, sob a luz da teoria crítica, a dinâmica de funcionamento do financiamento da educação e seus impactos nas condições de ensino e na valorização do professor. Para uma abordagem mais ampla, assim como demanda o tema, se busca embasar a reflexão feita sobre os desafios educacionais com as ideias de Herbert Marcuse e de sua Teoria Crítica. Percebe-se que a orientação tomada pelo sistema educativo e que, portanto, permeia as categorias aqui abordadas, caminha na direção de interesses econômicos globalizados distantes dos reais interesses e necessidades das comunidades locais e dos interesses nacionais. Dessa forma, fica o convite ao comprometimento com a transformação do status quo, através da consciência sobre a realidade e o desafio do rompimento com a falsa liberdade apregoada pelo capitalismo se utilizando das promessas do consumismo.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]