Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais

View/ Open
Date
2020-02-28Primeiro membro da banca
Amaral, Janine Bochi do
Segundo membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Metadata
Show full item recordAbstract
O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades de entendimento desses conteúdos pelos alunos. Nesse sentido, o cinema, que é um artefato da mídia, emerge como uma alternativa para abordar temáticas Científicas de maneira contextualizada, dialógica e reflexiva. Dessa forma, o Cinema pode trazer um outro olhar para a área de Ciências Naturais, com outra forma de atuar em sala de aula, com o intuito de tornar o ambiente escolar um espaço motivador para o aprendizado. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso do Cinema associado à Experiência de Leitura por Andaimes no Ensino de Ciências Naturais como ferramenta didática no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, realizou intervenções pedagógicas em dois espaços diferentes: em um Instituto Federal do Sul do Brasil, no Ensino Médio Integrado, tendo como público-alvo alunos com baixo desempenho nas disciplinas da área; e em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no município de Jari. Para o desenvolvimento do trabalho, amparou-se na pesquisa-ação, e a construção e implementação da ação estiveram pautadas na Experiência de Leitura por Andaimes, que está organizada em duas fases: planejamento e implementação. No planejamento ocorreu a construção da proposta pedagógica que foi desenvolvida na próxima fase. A fase de implementação ocorre em três etapas, sendo elas: a pré- leitura, onde aplicou-se um Questionário Inicial (QI); a leitura, que correspondeu ao roteiro de acompanhamento, e a exibição do filme ou episódio de série; e a pós-leitura na qual foram realizadas discussões sobre os conteúdos trabalhados no filme/série, elaboração de atividades pelos alunos e um Questionário Final (QF). Os resultados da pesquisa estão descritos em três artigos científicos, duas implementações empreendidas no Ensino Médio com alunos de 1º ano na disciplina de Física e de 3º ano na disciplina de Química e uma no Ensino Fundamental com alunos de 6º ano na disciplina de Ciências. Os dados obtidos nesta pesquisa indicam que o Cinema permitiu a abordagem de conteúdos científicos de uma maneira lúdica, possibilitando aos alunos com dificuldades de entendimento, uma linguagem diferente de trabalhar temáticas científicas, atraindo a atenção deles e melhorando o desempenho escolar. Ao longo das etapas de implementação, percebeu-se o crescimento, expresso nas diferenças do Questionário Inicial para o Questionário Final, com elaboração de respostas complexas, articulando com os aspectos científicos encontrados nos filmes. Portanto, a partir dessa pesquisa pode- se perceber as potencialidades do Cinema e a Experiência de Leitura por Andaimes como alternativas no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências Naturais, trazendo para o ambiente escolar possibilidades para tornar as aulas ambientes lúdicos, articulados, motivadores, dialógicos, capazes de auxiliar na construção do conhecimento científicos dos alunos.
The following license files are associated with this item: