Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências naturais

Visualizar/ Abrir
Data
2020-02-28Primeiro membro da banca
Amaral, Janine Bochi do
Segundo membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química e Física) é circundado por um universo de fórmulas, conceitos, estruturas, reações, elementos, equações que, ao adentrar o ambiente escolar, muitas vezes, geram dificuldades de entendimento desses conteúdos pelos alunos. Nesse sentido, o cinema, que é um artefato da mídia, emerge como uma alternativa para abordar temáticas Científicas de maneira contextualizada, dialógica e reflexiva. Dessa forma, o Cinema pode trazer um outro olhar para a área de Ciências Naturais, com outra forma de atuar em sala de aula, com o intuito de tornar o ambiente escolar um espaço motivador para o aprendizado. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso do Cinema associado à Experiência de Leitura por Andaimes no Ensino de Ciências Naturais como ferramenta didática no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, realizou intervenções pedagógicas em dois espaços diferentes: em um Instituto Federal do Sul do Brasil, no Ensino Médio Integrado, tendo como público-alvo alunos com baixo desempenho nas disciplinas da área; e em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no município de Jari. Para o desenvolvimento do trabalho, amparou-se na pesquisa-ação, e a construção e implementação da ação estiveram pautadas na Experiência de Leitura por Andaimes, que está organizada em duas fases: planejamento e implementação. No planejamento ocorreu a construção da proposta pedagógica que foi desenvolvida na próxima fase. A fase de implementação ocorre em três etapas, sendo elas: a pré- leitura, onde aplicou-se um Questionário Inicial (QI); a leitura, que correspondeu ao roteiro de acompanhamento, e a exibição do filme ou episódio de série; e a pós-leitura na qual foram realizadas discussões sobre os conteúdos trabalhados no filme/série, elaboração de atividades pelos alunos e um Questionário Final (QF). Os resultados da pesquisa estão descritos em três artigos científicos, duas implementações empreendidas no Ensino Médio com alunos de 1º ano na disciplina de Física e de 3º ano na disciplina de Química e uma no Ensino Fundamental com alunos de 6º ano na disciplina de Ciências. Os dados obtidos nesta pesquisa indicam que o Cinema permitiu a abordagem de conteúdos científicos de uma maneira lúdica, possibilitando aos alunos com dificuldades de entendimento, uma linguagem diferente de trabalhar temáticas científicas, atraindo a atenção deles e melhorando o desempenho escolar. Ao longo das etapas de implementação, percebeu-se o crescimento, expresso nas diferenças do Questionário Inicial para o Questionário Final, com elaboração de respostas complexas, articulando com os aspectos científicos encontrados nos filmes. Portanto, a partir dessa pesquisa pode- se perceber as potencialidades do Cinema e a Experiência de Leitura por Andaimes como alternativas no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências Naturais, trazendo para o ambiente escolar possibilidades para tornar as aulas ambientes lúdicos, articulados, motivadores, dialógicos, capazes de auxiliar na construção do conhecimento científicos dos alunos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: