Área de figuras planas: uma análise de produções stricto sensu
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Data
2020-08-20Primeiro membro da banca
Ferreira, Lucia de Fátima Durão
Segundo membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Terceiro membro da banca
Noguti, Fabiane Cristina Höpner
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desta pesquisa é mapear e analisar produções stricto sensu da área de Ensino disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que abordam área de figuras planas. Para tanto, considera pressupostos teóricos de área como grandeza a partir de Douady e Perrin-Glorian, Bellemain e Lima, Baltar e Ferreira, bem como os registros de representação semiótica com ênfase nas apreensões figurais de acordo com Duval. Por meio da abordagem qualitativa, a dissertação está estruturada em formato multipaper composta por quatro manuscritos com os respectivos objetivos específicos: analisar aspectos relativos à área de figuras planas e suas apreensões no Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); mapear estudos subsidiados pela perspectiva teórico-metodológica da metanálise no campo da Educação Matemática, disponíveis na BDTD, considerando aspectos institucionais, procedimentais e temáticos; mapear e analisar teses e dissertações brasileiras da área de Ensino, disponíveis na BDTD e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, que possuem como foco de estudo o conceito de área de figuras planas, considerando aspectos institucionais e procedimentais; analisar produções stricto sensu brasileiras, disponíveis na BDTD e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, sobre área de figuras planas que desenvolveram sequências didáticas com o apoio de software de geometria dinâmica no contexto da Educação Básica. Para atender tais objetivos, cada um dos manuscritos possui singularidades, o primeiro trata-se de análise documental, o segundo e o terceiro caracterizam-se como do tipo mapeamento e o quarto uma metanálise qualitativa. Dentre os resultados destaca-se a importância dada pelos PCN e BNCC em abordar o conceito de área no Ensino Fundamental. Além disso, verifica-se que o número de investigações stricto sensu sobre área de figuras planas vem aumentando ao longo dos últimos anos, considerando o período 1998-2019. A maior quantidade é proveniente de instituições pertencentes às regiões sudeste e nordeste do Brasil, de mestrados acadêmicos seguida por mestrados profissionais e doutorados. Constata-se que 30 de 54 pesquisas mapeadas desenvolveram sequências didáticas, mas na produção de dados também são identificadas análise de: cadernos de aula de alunos e/ou professores, livros didáticos e/ou materiais didáticos, micromundo, orientações curriculares, teses e/ou dissertações, atividades orientadoras de ensino, entrevistas, observações e/ou registros de aulas e/ou gravações e/ou fotografias, processos formativos, projetos, questionários e testes. Dentre as pesquisas que desenvolveram sequências didáticas, observa-se que 11 utilizaram em suas atividades softwares de geometria dinâmica no contexto da Educação Básica. Nestas pesquisas são constatadas situações de comparação, medição, conversão de unidade e produção, sendo de forma expressiva as que envolvem comparação. Além disso, tais situações foram as que mais mostram indícios de mobilizar as apreensões perceptiva, discursiva e operatória, bem como a conversão dinâmica de descrição através de justificativas e/ou relações do que se observa a partir dos tratamentos dinâmicos de reconfiguração (composição, decomposição e deformação).
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