Área de figuras planas: uma análise de produções stricto sensu
Fecha
2020-08-20Primeiro membro da banca
Ferreira, Lucia de Fátima Durão
Segundo membro da banca
Soares, Maria Arlita da Silveira
Terceiro membro da banca
Noguti, Fabiane Cristina Höpner
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desta pesquisa é mapear e analisar produções stricto sensu da área de Ensino disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que abordam área de figuras planas. Para tanto, considera pressupostos teóricos de área como grandeza a partir de Douady e Perrin-Glorian, Bellemain e Lima, Baltar e Ferreira, bem como os registros de representação semiótica com ênfase nas apreensões figurais de acordo com Duval. Por meio da abordagem qualitativa, a dissertação está estruturada em formato multipaper composta por quatro manuscritos com os respectivos objetivos específicos: analisar aspectos relativos à área de figuras planas e suas apreensões no Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); mapear estudos subsidiados pela perspectiva teórico-metodológica da metanálise no campo da Educação Matemática, disponíveis na BDTD, considerando aspectos institucionais, procedimentais e temáticos; mapear e analisar teses e dissertações brasileiras da área de Ensino, disponíveis na BDTD e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, que possuem como foco de estudo o conceito de área de figuras planas, considerando aspectos institucionais e procedimentais; analisar produções stricto sensu brasileiras, disponíveis na BDTD e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, sobre área de figuras planas que desenvolveram sequências didáticas com o apoio de software de geometria dinâmica no contexto da Educação Básica. Para atender tais objetivos, cada um dos manuscritos possui singularidades, o primeiro trata-se de análise documental, o segundo e o terceiro caracterizam-se como do tipo mapeamento e o quarto uma metanálise qualitativa. Dentre os resultados destaca-se a importância dada pelos PCN e BNCC em abordar o conceito de área no Ensino Fundamental. Além disso, verifica-se que o número de investigações stricto sensu sobre área de figuras planas vem aumentando ao longo dos últimos anos, considerando o período 1998-2019. A maior quantidade é proveniente de instituições pertencentes às regiões sudeste e nordeste do Brasil, de mestrados acadêmicos seguida por mestrados profissionais e doutorados. Constata-se que 30 de 54 pesquisas mapeadas desenvolveram sequências didáticas, mas na produção de dados também são identificadas análise de: cadernos de aula de alunos e/ou professores, livros didáticos e/ou materiais didáticos, micromundo, orientações curriculares, teses e/ou dissertações, atividades orientadoras de ensino, entrevistas, observações e/ou registros de aulas e/ou gravações e/ou fotografias, processos formativos, projetos, questionários e testes. Dentre as pesquisas que desenvolveram sequências didáticas, observa-se que 11 utilizaram em suas atividades softwares de geometria dinâmica no contexto da Educação Básica. Nestas pesquisas são constatadas situações de comparação, medição, conversão de unidade e produção, sendo de forma expressiva as que envolvem comparação. Além disso, tais situações foram as que mais mostram indícios de mobilizar as apreensões perceptiva, discursiva e operatória, bem como a conversão dinâmica de descrição através de justificativas e/ou relações do que se observa a partir dos tratamentos dinâmicos de reconfiguração (composição, decomposição e deformação).
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: