O romanesco da discordância em António Lobo Antunes
View/ Open
Date
2021-05-21Primeiro membro da banca
Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte
Segundo membro da banca
Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Terceiro membro da banca
Vivian, Ilse Maria da Rosa
Quarto membro da banca
Zamberlan, Lucas da Cunha
Metadata
Show full item recordAbstract
O projeto literário de António Lobo Antunes, desde o início de sua produção ficcional, aponta, ainda que em diferentes nuances, para uma ruptura com os limites de uma articulação linear e puramente cronológica da temporalidade, abrindo-se, então, a uma exploração do tempo da mente das personagens. Disso decorrem novas e singulares implicações não somente para o agenciamento formal da intriga, mas também para a constituição da identidade das personagens que habitam esse universo ficcional. A tese de doutoramento intitulada “O romanesco da discordância em António Lobo Antunes” investiga as manifestações do conceito filosófico de discordância, postulado por Paul Ricoeur, em dois romances do escritor português, a saber, Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?, publicado em 2009, e Não é meia-noite quem quer, publicado em 2012. Para tanto, analisa-se, em ambas as narrativas, a experiência fictícia do tempo vivenciada pelas personagens, a qual aniquila a concordância que já não pode ser reestabelecida no ato narrativo incompleto, caótico e fragmentado da intriga de Lobo Antunes. Nesse sentido, partindo da compreensão da temporalidade como aporética e distendida e das suas implicações para a natureza discordante da intriga, investiga-se também a problemática da constituição de uma identidade narrativa. Isso porque, no processo de constituição da identidade, encontra-se implicada a potencialidade de unidade e de totalidade narrativa de uma vida, considerando-se que a identidade narrativa resulta da relação dialética entre a discordância (a pluralidade de acontecimentos vivenciados) e a concordância (a articulação totalizante e coesa desses acontecimentos). Para tal investigação, utiliza-se como referencial teórico, principalmente, o trabalho de Paul Ricoeur acerca da tríade narrativa, temporalidade e identidade narrativa. Com isso, esta tese pretende identificar, mais do que evidenciar formalmente as implicações do conceito de discordância nos romances de António Lobo Antunes, qual a concepção de mundo e de sujeito privilegiada pelas narrativas do autor, especialmente em sua última fase de produção.
Collections
The following license files are associated with this item: