Análise da influência da variação de temperatura no desempenho de pavimentos asfálticos à fadiga a partir da modelagem viscoelástica
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Date
2021-08-12Primeiro membro da banca
Specht, Luciano Pivoto
Segundo membro da banca
Nascimento, Luis Alberto Hermann do
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O Brasil apresenta uma grande deficiência em sua malha rodoviária no que diz respeito a suas condições de uso, e uma das principais patologias observadas é o trincamento por fadiga. Dentre os fatores que mais influenciam o desempenho de um pavimento à fadiga, está a temperatura. Atualmente, tal fator não é levado em consideração no método de dimensionamento vigente (DNER, 1981). O MeDiNa, que é a nova proposta para o dimensionamento de pavimentos, adota um modelo de fadiga a uma temperatura constante de 25 °C. Sabendo-se da grande variabilidade térmica a que um pavimento asfáltico pode estar sujeito, sobretudo em regiões de clima subtropical, como é o caso do Rio Grande do Sul, é imperativo investigar o quanto a temperatura, bem como sua variação, influencia na previsão da vida útil do pavimento. Tendo isso em vista, a presente pesquisa adota uma abordagem que considera a influência da temperatura, através de uma análise viscoelástica de dano contínuo (VECD), por meio do software FlexPAVE™. Sendo assim, tendo como dados de entrada os resultados de ensaios de módulo complexo e uniaxial de fadiga à tração-compressão, juntamente com dados de temperatura que simulam as condições climáticas da região central do RS, foi possível obter o dano por fadiga do pavimento ao longo do tempo. Além disso, com a aplicação de funções de transferência, foi prevista a porcentagem de área trincada para cada simulação, assim como a vida útil do pavimento com uma abordagem empírico-mecanicista e de custos de implantação. Como resultados, verificou-se que a temperatura tem grande influência tanto no dano por fadiga, quanto na previsão de área trincada e de vida útil do pavimento. Comparando os resultados com aqueles obtidos pelo MeDiNa, foi realizada uma análise econômica comparativa que mostrou que o modelo VECD, aliado a estimativas realistas de temperatura, é uma ferramenta importante na análise de fadiga de pavimentos e na previsão de área trincada.
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