A língua espanhola na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS: considerações e perspectivas futuras
Fecha
2020-08-26Primeiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Segundo membro da banca
Silva, Angelise Fagundes da
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação trata da Emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e a inclusão da obrigatoriedade da disciplina de língua espanhola na educação básica das escolas municipais e estaduais. O objetivo centra-se em compreender o processo de implementação da Emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul por meio do que é representado pelos gestores municipais de Santa Maria/RS. Para alcançar esse propósito, a metodologia envolve um estudo qualitativo explicativo. Para análise da Emenda utiliza-se o Ciclo de Políticas proposto por Bowe, Ball e Gold (1992) com ênfase nos trabalhos de Mainardes (2006). Para interpretação dos dados é utilizada a Hermenêutica, envolvendo a Emenda e as entrevistas com dois gestores atuantes no setor pedagógico municipal de Santa Maria/RS, no primeiro semestre de 2020. Como referencial documental abrangeu-se a legislação relacionada à oferta de língua espanhola, de 1919 até os dias atuais. Como referencial teórico recorreu-se a autores que abordam as questões de implementação da língua espanhola como Carvalho (2014), Guimarães (2011), Martínez-Cachero Laseca (2008), Sampaio (2015), entre outros. A partir da pesquisa compreendeu-se que os discursos que envolvem a implementação da Emenda à Constituição colaboram para a efetivação da oferta da língua espanhola na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS, mas depara-se em um processo lento e burocrático para a consolidação.
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