O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
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Data
2021-02-01Primeiro membro da banca
Celorio, José Aparecido
Segundo membro da banca
Kronbauer, Luiz Gilberto
Terceiro membro da banca
Silva, Monique da
Quarto membro da banca
Miorando, Tania Micheline
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor,
profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto
ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa foi investigar quais são
os espaços poéticos da docência em projeto nos cursos de Arquitetura
e Urbanismo tendo como base teórica o Imaginário Social
(CASTORIADIS, 1982) e a Hermenêutica Filosófica (GADAMER, 2015).
Para tanto, um diálogo foi estabelecido com arquitetos-professores de
modo a produzir narrativas, verbais e visuais, sobre assuntos como
ensino/aprendizagem de projeto, poética e docência. A metodologia
trouxe a imagem, na sua condição ativa e mobilizadora (BACHELARD,
2016 e 2008), e a experiência ético/estética (HERMANN, 2010) para o
centro das discussões sobre formação de professores (FERRY, 1997).
Baseado no conceito de jogo trazido por Gadamer (2015), um método
intitulado Jogo S.I.S.M.O – Significações Imaginárias em Movimento – foi
concebido especificamente para a esta tese. As intepretações das
narrativas corroboraram a retomada da tradição cultural da Arquitetura,
destacando as espacializações, construídas ou representadas nos
projetos, como locus dos processos de construção de conhecimento
dentro da área. Foi possível identificar como imaginários instituintes
aqueles que derivam dos processos de democratização da
Universidade. Tal contexto mobiliza complexidades e colabora para a
valorização da profissão docente pois ressalta o papel do arquitetoprofessor
como agente ativo nas transformações sociais. As reflexões,
alicerçadas no universo simbólico, partem do pressuposto que a
Arquitetura deve estar voltada ao bem estar de todos e, nessa
perspectiva, todas as experiências importam para a construção do
conhecimento, da ciência e para formação humana. Os resultados
apontam que a dimensão poética pode potencializar o processo de
formação do arquiteto-professor e que existe uma diversidade de
espaços poéticos na docência de projeto, dentro dos Cursos de
Arquitetura e Urbanismo e fora deles. Contudo, deve-se considerar as
especificidades de cada área de conhecimento e a importância da
atuação das instituições educacionais nos processos de formação de
professores porque a docência, assim como o projeto na Arquitetura, se
constitui no coletivo. Por fim, o método utilizado para a construção das
narrativas, o Jogo S.I.S.M.O, produto gerado pela tese, mobilizou as
dimensões pessoal e profissional nas discussões com o arquitetoprofessor
sobre docência e pode ser adaptado para outros contextos
formativos.
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