Produção x recepção: análises sobre as percepções de valores das propagandas e seu impacto no consumo
Resumo
Este projeto tem o intuito de analisar propagandas de um mesmo produto de marcas distintas sob duas óticas, a da semiótica e a da recepção. Desta forma, procuramos pesquisar tanto a esfera da produção, analisando os valores que foram embutidos nos discursos dos anúncios e, posteriormente, realizamos uma segunda análise, desta vez com uma amostra de recepção. Assim, buscamos observar como os discursos realizados pela esfera de produção são lidos e interpretados pela amostra de recepção. Para conseguirmos realizar os objetivos deste trabalho, utilizamos uma metodologia dupla, mesclando semiótica discursiva, utilizando como base teórica Peruzzolo (2015) e Barros (2005) juntamente com o apoio da recepção, contando com Bordinhão (2014), Escosteguy (2007), Piedra e Jacks (2006). Por fim, concluímos que a amostra de recepção compreende com facilidade as propostas e valores de cada comercial, todavia esse entendimento não quer dizer que ocorra aceitação desta mensagem. Em nenhum dos comerciais apresentados foram encontrados unanimidades de aceitação ou recusa da mensagem, contudo alguns temas aliados às suas figuras conseguem se sobressair perante os demais, mesmo obtendo algumas ressalvas negativas a seu respeito.
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