Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Now showing items 1-20 of 868
-
Estágio supervisionado e trabalho pedagógico na Unidade de Educação infantil Ipê Amarelo: reflexões com professoras referência e estagiárias
(2024-04-24)A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), no ano de 2022, foi reconhecida como Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além do trabalho com crianças de zero a seis anos, a unidade ... -
O papel dos monitores no contexto do TEA: uma análise nas escolas municipais da cidade de Santa Maria
(2023-12-20)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a área social, de comunicação e comportamental, impactando nas relações sociais do indivíduo. Para o atendimento a esse ... -
Sentidos sobre o trabalho pedagógico das professoras de bebês no município de Santa Maria/RS
(2024-04-26)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como ... -
Processos colaborativos e a reconfiguração da docência alfabetizadora a partir do laboratório de mudanças
(2023-11-29)Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa LP1 Docências, Saberes e Desenvolvimento Profissional, a partir do Grupo ... -
Os movimentos da professoralidade e as implicações das políticas municipais de formação continuada
(2023-12-15)Essa pesquisa vincula-se ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como objetivo compreender as implicações do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), na ... -
Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
(2023-05-26)A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender ... -
As possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artes
(2023-12-11)Esta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas ... -
A construção da professoralidade em comunidades em situação de vulnerabilidade social: a docência em questão
(2023-12-19)Esta pesquisa, vincula-se ao Curso de Mestrado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, a partir do Grupo de Pesquisa Práticas e ... -
Literatura, aprendizagem significativa e pedagogia da alternância: um olhar sobre ações pedagógicas voltadas a educação do campo
(2023-12-06)Esta pesquisa foi apresentada ao curso de Mestrado em Educação, do Programa de PósGraduação em Educação, linha de pesquisa LP2: Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces, da Universidade Federal ... -
O que incomoda do masculino? O professor de infâncias e as maquinarias discursivas de gênero-norma
(2023-12-14)Esta dissertação versa sobre os lugares e não-lugares do masculino na escola e na sociedade, considerando discursos de masculinidade e do modo como somos capazes de operar um sistema de sexo/gênero. Isto posto, nos ... -
Movimentos sociais e políticos das pessoas com deficiência: uma escuta das práticas de (re)existência
(2023-12-15)Esta dissertação foi realizada durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença ... -
Conteúdos digitais em tempo de pandemia da covid-19 no contexto da educação de surdos
(2023-12-11)Esta dissertação foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e se ocupou de desenvolver um estudo ... -
Evasão escolar na comunidade remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS): uma análise interseccional dos fatores causais e possíveis estratégias de enfrentamento
(2023-10-18)Por que a maioria dos estudantes oriundos da Comunidade Remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS) não conclui a Educação Básica? Visando ao estudo desta problemática bem como ao apontamento de possíveis ... -
“Estudantes de inclusão não reprovam”: a produção de verdades na/da escola inclusiva
(2023-12-07)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e constitui uma das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Diferença, ... -
Trilhando caminhos na alfabetização: impactos da formação continuada na prática de uma professora alfabetizadora
(2023-12-20)O tema dessa Dissertação teve como perspectiva aprofundar os estudos sobre formação continuada de professores e alfabetização. Sabe-se que o processo de apropriação da leitura e da escrita é um marco fundamental da ... -
O gênero entre arenas e alianças: planos municipais de educação em municípios da região central do RS
(2023-12-15)Compreende-se que o sistema sexo/gênero refere-se ao que fora construído socialmente, de modo a fazer com que os sujeitos assumam um determinado papel e/ou performance com base no que se costumou chamar de sexo biológico. ... -
Educação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolar
(2023-12-06)A Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ... -
As potencialidades do uso do aplicativo GraphoGame para os estudantes com deficiência intelectual
(2023-11-08)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa ... -
Cartografias visuais de uma professora em trânsito: a cultura visual como disparadora para uma autobiografia docente
(2023-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Educação e Arte e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (Mirarte). Assim, me propus ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ...