Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 880
-
Imaginário social da docência com infâncias: encontros e aprendizagens a partir do audiovisual
(2024-09-03)Em um cenário onde a educação tradicional se encontra em uma encruzilhada, o projeto Cinegrafando a Educação, nos inspira a refletir as significações imaginárias e possibilidades formativas sobre docências de professores ... -
Corpo em palavras, movimento em histórias: trajetórias de formação docente em narrativas
(2024-02-29)A dissertação "Corpo em Palavras, Movimento em Histórias: Trajetórias de Formação Docente em Narrativas" discorre sobre as narrativas de formação docente, utilizando a análise autobiográfica do sujeito Sensei, um acadêmico ... -
Depois da escola: caminhos trilhados por jovens egressos de uma escola-piloto do novo ensino médio de São Borja - RS
(2024-09-03)Vinculado à Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, a presente pesquisa tem como problema ... -
Educação matemática no curso de Pedagogia: uma proposta com histórias virtuais na perspectiva da atividade orientadora de ensino
(2024-08-29)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e parte do seguinte problema: ―o que ... -
Ferramentas tecnológicas na educação básica: perspectivas e desafios no aporte pedagógico dos professores
(2024-09-11)As tecnologias estão presentes na área educacional há algum tempo, porém, sua utilização encontra-se restrita. No entanto, com a Pandemia de COVID-19, surgiu a necessidade de usá-las para dar continuidade ao trabalho de ... -
Educação musical em contextos Montessori: narrativas de professores de música
(2024-09-12)Este trabalho apresenta uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da linha de pesquisa Educação e Artes, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo ... -
A inclusão na educação básica: um olhar crítico sobre o uso da tecnologia assistiva nas práticas escolares inclusivas
(2023-11-27)Este estudo está vinculado com a área de formação de professores, tecnologia assistiva e inclusão, da linha de pesquisa LP3 – Educação especial, inclusão e diferença do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade ... -
O Clube de Matemática como espaço formativo: futuros professores desenvolvendo ações de compartilhamento na organização do ensino de matemática
(2024-07-26)Esta dissertação, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui como principal objetivo ... -
Epidemia discursivo-midiática de HIV/AID$: por trilhas do currículo e da produção do sujeito
(2024-07-26)Esta dissertação inscreve-se numa episteme de perspectiva pós-crítica, tendo nas práticas discursivas a potencialidade de análise não apenas do que se diz, mas do que se inventa num discurso que permite dizer. Ademais, ... -
O espaço-tempo da educação infantil e a relação com a natureza
(2024-07-26)Esta dissertação se localiza na linha de pesquisa: Políticas públicas, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Integra a pesquisa: Infâncias, ... -
A infância pelas vozes e gestos das crianças na EMEI Eufrázia Pengo Lorensi, Santa Maria/RS
(2024-07-24)Esta Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria está vinculado à Linha de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces e ... -
A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores
(2024-08-16)Esta pesquisa tematiza a Pedagogia Afetiva no contexto das práticas pedagógicas de professores de Música, bem como aproximações desta com os saberes da docência. Como objetivo geral, busca-se compreender as experiências ... -
Estágio supervisionado e trabalho pedagógico na Unidade de Educação infantil Ipê Amarelo: reflexões com professoras referência e estagiárias
(2024-04-24)A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), no ano de 2022, foi reconhecida como Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além do trabalho com crianças de zero a seis anos, a unidade ... -
O papel dos monitores no contexto do TEA: uma análise nas escolas municipais da cidade de Santa Maria
(2023-12-20)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a área social, de comunicação e comportamental, impactando nas relações sociais do indivíduo. Para o atendimento a esse ... -
Sentidos sobre o trabalho pedagógico das professoras de bebês no município de Santa Maria/RS
(2024-04-26)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como ... -
Processos colaborativos e a reconfiguração da docência alfabetizadora a partir do laboratório de mudanças
(2023-11-29)Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa LP1 Docências, Saberes e Desenvolvimento Profissional, a partir do Grupo ... -
Os movimentos da professoralidade e as implicações das políticas municipais de formação continuada
(2023-12-15)Essa pesquisa vincula-se ao curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como objetivo compreender as implicações do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), na ... -
Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
(2023-05-26)A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender ... -
As possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artes
(2023-12-11)Esta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas ... -
A construção da professoralidade em comunidades em situação de vulnerabilidade social: a docência em questão
(2023-12-19)Esta pesquisa, vincula-se ao Curso de Mestrado em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, a partir do Grupo de Pesquisa Práticas e ...