Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 192
-
Coordenação pedagógica e educação continuada dos professores do ensino fundamental: realidade ou utopia em Cachoeira do Sul?
(2024-03-28)Este estudo, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1 - Políticas e Gestão da Educação ... -
Vivências na pandemia: as reinvenções do trabalho e as interferências no bem-estar docente
(2024-03-29)Esta pesquisa foi desenvolvida nos anos de 2022 e 2023, no âmbito Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Organizacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Gestão ... -
Impacto da pandemia covid-19 na gestão escolar de uma escola pública municipal de educação básica de Santa Maria, RS
(2024-02-29)Esta dissertação vincula-se ao mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e ... -
Processos de gestão de pessoas na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS
(2023-12-27)Este trabalho de pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, aborda a gestão de pessoas na área da Educação. Tem por objetivo geral compreender ... -
Gestão participativa na assistência estudantil: sobre a produção de uma política institucional da UFSM
(2024-03-08)Esta dissertação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, vincula-se a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1) e ao Grupo de Pesquisa Rizoma/CNPq, tendo ... -
Organização do trabalho pedagógico na escola da infância/creche e o uso dos registros audiovisuais: contribuições docentes
(2023-12-18)Este estudo contempla a investigação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/ Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa ... -
A reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017) e os desafios da gestão curricular na garantia da formação integral: por uma proposta multidisciplinar para além da pedagogia tecnicista
(2023-11-19)A partir desta pesquisa, buscamos analisar a implementação do Novo Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, no município de São Pedro do Sul/RS, e seu impacto na garantia de uma formação integral ... -
Para um currículo inclusivo: plataforma colaborativa integrada às redes de apoio à gestão educacional/escolar no município de Santa Maria/RS
(2023-11-21)A presente investigação faz parte do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
O trabalho pedagógico para e com as infâncias em situação de vulnerabilidade social: projetos colaborativos em construção
(2023-11-17)Este estudo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, tem como temática Gestão ... -
Um olhar para as infâncias de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria
(2023-12-20)Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e aborda a temática: a ... -
O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2023-12-19)Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta pesquisa é como o ensino ... -
O programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação
(2023-12-18)O atendimento ao sujeito com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), pode ser realizado para além do ambiente escolar, com vistas a suprir suas necessidades educacionais. Tendo em vista um cenário em que ... -
A gestão em rede em territórios de vulnerabilidade social: círculos de diálogos com docentes gestoras
(2023-11-09)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado profissional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como objeto de investigação a ... -
A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
(2023-11-23)Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade ... -
Desafios da inclusão na sala de aula comum: prática de ensino colaborativo em uma escola da rede municipal de Santa Maria
(2023-12-06)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal ... -
Políticas curriculares e educação antirracista: transgressões possíveis na educação básica
(2023-11-20)Este trabalho, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas em Gestão Educacional da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior aborda a temática Políticas ... -
Coordenação pedagógica na rede municipal de Alegrete-RS: diálogos auto(trans)formativos na formação permanente
(2023-11-20)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPG), Curso de Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha LP1 (Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
Tecnologias e gestão educacional no contexto pandêmico: a experiência de Três Passos/RS
(2023-12-12)Este projeto de pesquisa está ligado a LP1 do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de Estudos em Educação, ... -
Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização
(2023-11-17)Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
(2023-10-30)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação ...