Programa de Pós-Graduação em Comunicação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 213
-
Distopia e realidade nas redes: percepções do grupo "Handmaid's Tale BR" sobre o contexto sociopolítico e feminista no Brasil
(2022-04-06)Este trabalho visa compreender percepções sobre a relação entre problemáticas feministas de gênero e a realidade sociopolítica brasileira observadas por participantes de um grupo de Facebook vinculado ao universo The ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
Além dos noventa minutos: as representações femininas na campanha “A copa das mulheres” da Rede Globo
(2021-03-25)A temática central da pesquisa incide na construção de representações femininas na publici-dade, com foco para campanhas relacionadas ao futebol. O estudo tem como objeto a campanha publicitária da Rede Globo, veiculada ... -
Violência contra jornalistas no Brasil: análise discursiva dos relatórios de organizações de defesa da liberdade de expressão
(2021-02-18)A dissertação se filia aos estudos de Jornalismo, na perspectiva de olhar para os sujeitos da prática jornalística, para as afetações da violência a que são submetidos no mundo do trabalho e na sua relação com os demais ... -
As super-heroínas no cinema: a tipificação das personagens femininas em filmes da década de 2010
(2021-03-30)Em um momento onde as diferenças de gênero e as lutas pela igualdade e respeito às mulheres retornam à pauta com grande intensidade nos diversos segmentos da sociedade e nos meios de comunicação, é preciso compreender o ... -
Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
(2021-11-30)Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. ... -
A recepção da telenovela Órfãos da Terra e a representação de migrantes e refugiados no Brasil
(2021-02-18)Esta dissertação propôs investigar a recepção da telenovela Órfãos da Terra por migrantes, descendentes de migrantes e brasileiros, a fim de compreender se a telenovela, atuando como um recurso comunicativo, ao representar ... -
Ativismo e representações midiáticas em canais LGBTQIA+ no YouTube: um estudo do canal Tá entendida?
(2021-02-22)Nesta dissertação, propomo-nos a investigar como as práticas ativistas, do canal da plataforma YouTube, Tá Entendida?, contribuem na representação midiática de mulheres lésbicas. Na base teórica para subsidiar nossa reflexão ... -
As representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir do cinema de Karim Aïnouz: uma análise dos filmes “O céu Suely” e “A vida invisível”
(2021-03-15)Esta pesquisa apresenta uma análise das representações da cultura do estupro e da violência de gênero a partir dos filmes (cultura registrada) do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, especificamente “O céu de Suely” (2006) ... -
Reagindo ao hip-hop no youtube: análise etnográfica sobre os vídeos de reação do movimento hip-hop
(2021-02-24)A temática desta dissertação compreende os vídeos de reação sobre rap e funk na plataforma YouTube. Trata-se de um gênero audiovisual emergente, nativo desta plataforma, no qual produtores de conteúdo exibem suas reações ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ... -
No olho do furacão: a circulação das fake news do governo Jair Bolsonaro nas plataformas durante a pandemia da covid-19
(2021-06-17)A dissertação propõe analisar a propagação de desinformação pelo governo Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil. O recorte analisa o discurso político de postagens difundidas pelo presidente da república, ... -
Série Vaza jato: análise do circuito comunicacional formado em torno das três primeiras reportagens
(2021-02-22)Este trabalho apresenta um estudo do circuito de comunicação em torno dos três primeiros relatórios da série “Vaza Jato”, publicada pela agência de notícias The Intercept Brasil (TIB). Essa perspectiva faz parte das reflexões ... -
Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação
(2021-05-03)Com essa pesquisa temos a intenção de acompanhar o movimento diacrônico e evolutivo do ensino de publicidade, entendendo como o ensino se modifica (ou permanece estanque) ao longo dos anos, se ele se adapta às transformações ... -
Jovens da publicidade: uma cartografia das reconfigurações do perfil profissional
(2021-03-02)Tensionados pelas transformações da sociedade e do campo da publicidade, nos questionamos: Quais os caminhos traçados pela juventude contemporânea no campo da publicidade, considerando seu sensorium? Nosso pressuposto ... -
Elas passam o pano e enceram o chão, mas são quase da família: emprego doméstico e tipificações nas novelas da Globo entre 2012 e 2018
(2020-01-28)A presente pesquisa questiona como as empregadas domésticas e seus direitos trabalhistas são representados nas novelas exibidas na Rede Globo entre os anos de 2012 e 2018 e para isto, utiliza a conceituação das tipificações ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
Práticas terapêutico-religiosas na sociedade midiatizada: o dispositivo do cuidado de si na lei da atração no YouTube
(2020-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso que constrói as práticas terapêutico-religiosas sobre Lei da Atração que são veiculadas e ensinadas em 22 vídeos selecionados do canal Gisela Vallin no Youtube. O primeiro ... -
A construção do ethos de “não-político” no discurso eleitoral de João Doria
(2020-03-16)Nos últimos anos, pessoas com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, esportes e empreendedorismo têm disputado o poder político e conquistado vitórias significativas em diversos países, a exemplo do empresário ... -
O servidor público no discurso argumentativo dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo nos últimos 30 anos
(2020-03-27)A inquietação que nos move nesta pesquisa é entender como o jornalismo vem construindo, nos últimos 30 anos, seu discurso sobre os servidores públicos. Nosso objetivo geral é analisar as estratégias argumentativas acionadas ...