Gestão pública do turismo – atributos dos websites dos municípios da região do projeto geoparque Quarta Colônia - RS
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Data
2021-08-30Primeiro membro da banca
Pons, Mônica Elisa Dias
Segundo membro da banca
Moyano, Carlos Mello
Metadata
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Estar alinhado às ferramentas tecnológicas é um fator primordial para um setor
predominantemente intangível e que busca expressar as experiências de forma leal
e qualificada, a exemplo das atividades de turismo. Nesse contexto, os websites
surgem como fonte de informações e imagens em que o usuário tem a possibilidade
de ficar próximo da vivência que terá ao visitar determinado destino turístico. Assim,
o presente estudo teve como objetivo propor melhorias nos websites do setor de
turismo para os municípios que pertencem ao Projeto Geoparque da Quarta Colônia
– RS e, também, uma relação de atributos para o website do referido Geoparque.
Para isso, foi realizado um estudo descritivo e qualitativo, por meio de um
levantamento de modelos de análises de websites para área de turismo, com
posterior verificação dos atributos presentes em websites de Geoparques e
identificação os pontos críticos dos websites oficiais de turismo dos municípios da
Quarta Colônia – RS. Ao analisar os dados, constatou-se que algumas páginas
sequer possuem as informações básicas necessárias ao usuário e em determinados
casos, constam as mesmas, mas de forma desqualificada, com ausência de atributos
relevantes. Considerando que estes portais são importantes para a divulgação dos
produtos turísticos das regiões estudadas, os pontos críticos detectados podem ser
prejudiciais na atração de turistas e impactar negativamente, diminuindo o potencial
econômico do setor de turismo na região, pois os turistas, cada vez em maior escala,
utilizam os websites para obter as informações que necessitam para a tomada de
decisão sobre os destinos e atrativos turísticos que irão visitar.
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