Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-67 of 67
-
Estudo dos sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos: concepções e práxis de uma sequência didática à luz da teoria de Guy Brosseau
(2022-02-17)Nessa pesquisa apresentamos concepções e práxis de uma sequência didática acerca do objeto de estudo sólidos de revolução com ênfase nos corpos redondos. Para tanto buscamos na Teoria das Situações Didáticas de Guy ... -
A história (não) se repete
(2022-02-23)Este estudo bibliográfico e exploratório da história da matemática, mais especificamente sobre a história do cálculo infinitesimal, apoia-se tanto na bibliografia clássica da história da matemática, notadamente nos nomes ... -
Matemática e educação ambiental no ensino fundamental: a construção de cisternas e as relações de proporcionalidade
(2022-03-04)Em caráter mundial, mas principalmente no Brasil, tornam-se cada vez mais urgentes políticas públicas para conservação e preservação do meio ambiente. Pensando nisso, entende-se que a escola tem papel fundamental na educação ... -
Transformações geométricas: ações e aplicações nos anos finais do ensino fundamental
(2023-01-06)O presente estudo trata do conteúdo matemático de transformações geométricas, trazendo como fonte de inspiração o fato de ser pouco explorado, muitas vezes devido às lacunas existentes no conhecimento do professor em ... -
Um suporte ao aprendizado de matemática a partir do AEE (atendimento educacional especializado)
(2023-05-23)Este trabalho apresenta o resultado de um estudo envolvendo três experiências pedagógicas ligadas à área da matemática, com aplicabilidade dentro da sala de recursos do AEE (Atendimento Educacional Especializado). A ... -
A teoria das situações didáticas e o jogo da onça como opção estratégica de ensino
(2023-08-11)Este trabalho apresenta uma abordagem contextualizada para a Análise Combinatória, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico matemático, a criatividade, a criticidade e a intuição matemática, habilidades essenciais ... -
Aprendizagem baseada no currículo em espiral: uma proposta para o estudo de conceitos no plano cartesiano
(2024-03-05)O estudo do plano cartesiano está presente nas habilidades curriculares da Base Nacional Comum Curricular – BNCC desde o 5º ano do Ensino Fundamental, sendo retomado a cada ano com novas possibilidades e abordagens, e ...