Estudo sobre a relação de educadores e aspectos cromáticos de um ambiente escolar infantil
Fecha
2021-11-03Primeiro coorientador
Alberton, Josicler Orbem
Primeiro membro da banca
Rozestraten, Artur Simões
Segundo membro da banca
Limberger, Lucienne Rossi Lopes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Diversos fatores ambientais podem causar estímulos sensoriais e provocar efeitos sobre o comportamento humano, dentre eles um elemento sempre presente, de fácil aplicação e que exerce grande interferência: a cor. Além de sua aplicabilidade funcional, as cores possuem múltiplas atribuições simbólicas, remetendo a lembranças, sentimentos e vivências, afetando os indivíduos fisiológica e psicologicamente. As sensações que cada pessoa tem ao observar uma cor dependerá de aspectos relacionados à sua vivência e formação particular, podendo ter significados diferentes para cada observador. Atualmente, é perceptível a pouca preocupação com o uso adequado da cor nos ambientes escolares infantis, através da repetição de padrões e escolhas baseadas na economia e em preferências projetuais. A escola atual recebe, além das crianças, outros agentes que convivem e exercem suas atividades nos espaços, como os professores e os estagiários, que precisam exercer suas tarefas de concentração em um mesmo espaço destinado às crianças. Este trabalho busca verificar a influência que as cores aplicadas nas escolas de educação infantil exercem nos educadores – professores e bolsistas –, problematizando sua utilização e identificando fragilidades e potencialidades do uso da cor na arquitetura escolar. A metodologia aplicada tem como objeto de estudo a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, em Santa Maria, RS, considerando métodos de análise pessoa-ambiente – observação e seleção visual de imagens. Os métodos são aplicados com o objetivo de compreender a área de estudo, a forma com que o espaço é utilizado e os aspectos de relevância da cor, verificando as sensações, simbolismos e preferências dos usuários (professores e estagiários) em relação às cores nos espaços. Ao final, apresentam-se as análises obtidas, no intuito de contribuir para o entendimento das relações simbólicas e influências da cor na utilização dos espaços, servindo como modelo a ser replicado em outras instituições, antecedendo à etapa da proposição de cores do anteprojeto arquitetônico.
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