Retorno presencial da educação infantil: percepções das/os professoras/es acerca do desenvolvimento socioafetivo
Abstract
Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, a medida de distanciamento físico constituiu-se como forma de contenção da disseminação da doença. Dessa forma, as crianças precisaram permanecer em suas casas e as unidades de educação infantil tiveram suas atividades presenciais suspensas temporariamente. A partir de setembro de 2020, o retorno tornou-se facultativo no estado do Rio Grande do Sul, e, gradativamente, as instituições de ensino começaram a retornar às suas atividades presenciais, seguindo uma série de normas de biossegurança. Nesse sentido, esse estudo objetiva compreender, a partir da perspectiva das/os professoras/es da educação infantil, o desenvolvimento socioafetivo de crianças de 2 e 3 anos, que estavam retomando as atividades presenciais. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como participantes cinco professoras da educação infantil que trabalhavam com crianças de 2 e/ou 3 anos de idade, de escolas públicas e privadas da cidade de Santa Maria/RS. A coleta de dados ocorreu de forma online através de um questionário de dados sociodemográficos e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise temática, sendo definidas quatro categorias: 1) Uma criança de 2 - 3 anos de idade; 2) O retorno presencial e os desafios a partir das normas de biossegurança; 3) Desenvolvimento socioafetivo infantil e as dificuldades encontradas; 4) A intermediação das professoras e os avanços a partir do retorno presencial. Os resultados indicaram uma série de dificuldades no desenvolvimento socioafetivo infantil, tais como na interação entre as crianças, no desenvolvimento da autonomia, e na insegurança para separar-se da família. Por outro lado, a partir do retorno presencial foram identificados diversos avanços nesses aspectos. Dessa forma, discute-se a importância da interação e a potencialidade da educação infantil para o desenvolvimento socioafetivo.
Collections
- TCC Psicologia [93]
The following license files are associated with this item: