O currículo como construtor do desenvolvimento humano em sua integralidade: inovações e transformações
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Data
2021-09-11Primeiro membro da banca
Duarte, Patricia Viera
Segundo membro da banca
Mello, Andrelisa Goulart de
Metadata
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A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de
pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas
Interfaces. Reflete acerca de currículo emergente, envolvendo inovações e
transformações vivenciadas em uma escola brasileira. Objetivou compreender como
se deu a articulação curricular, em suas dimensões teóricas e práticas, em uma
escola brasileira que concebeu o desenvolvimento humano em sua integralidade.
Como dispositivos teóricos destacam-se: Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2013);
Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998); Silva (2013); Moreira e Silva (2002);
Pacheco (2014, 2015); Morin (2000, 2020) e Freire (1987, 2011). Partindo de
metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso e da análise de conteúdo de Bardin
(2016), utilizou-se da organização e realização de entrevistas semiestruturadas com
ex-educadores e ex-educandos da Escola Projeto Âncora por meio de
videoconferência. A partir dessa pesquisa, entende-se a concepção de currículo
como construtor do desenvolvimento humano em sua integralidade, a partir da
superação de um conceito tradicional/bancário, compreendendo o currículo
emergente - em suas dimensões teóricas e práticas - como transdisciplinar, criativo,
ativo e em movimento, favorecendo a construção de valores e autonomia de
aprendizagem, envolvendo o mundo, a realidade e os sujeitos. Espera-se que esta
dissertação contribua para o aprimoramento de novas reflexões e ressignificações
acerca de currículo, também incentivando pesquisas com enfoques e perspectivas
diferentes.
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