Formação de professores para o uso de tecnologias educacionais: uma análise do estado do conhecimento
Resumo
Esta monografia é o resultado da conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). A pesquisa buscou, a partir do Estado do conhecimento, analisar as produções científicas acerca das políticas públicas para integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, bem como os processos de formação docente para o trabalho com as TICs. Por objetivos específicos prioriza: Identificar constructos teóricos legais no contexto das políticas públicas de formação inicial e continuada de professores para a integração das TIC; Reconhecer as publicações científicas do banco de dados do IBICT referentes à formação inicial e continuada de professores para o trabalho com as TIC; Analisar a produção científica acerca das políticas públicas de formação de professores para a integração das TIC no contexto da prática docente. O referencial teórico está organizado com base em autores/as como Imbernón (2009; 2016), Sampaio e Leite (2013), Kenski (2012; 2014), Moran (2013), dentre outros. Assim, a partir de uma busca nos periódicos do IBICT, com os descritores Tecnologias Educacionais; Formação de Professores; Educação Básica, obteve-se como resultado inicial um total de 164 publicações, as quais foram analisadas e selecionadas conforme a aproximação com a temática do presente trabalho, até que se chegou à um total de 8 publicações. Estas foram analisadas com base em legislações e autores referenciados. Com isso, concluiu-se, de maneira geral, que há a necessidade de formulação de políticas mais articuladas com o contexto e com as necessidades de formação dos professores, tanto na formação inicial quanto na continuada. Formações estas que contribuam no desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica dos professores, de modo a qualificar as práticas docentes. Também, é necessário repensar as políticas que orientam a integração das TIC na educação, buscando conhecer as realidades e as necessidades das escolas, para posteriormente pensar em modelos para se buscar a integração tecnológica na escola.
Coleções
- Gestão Educacional [290]
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