Estimulando a alfabetização por meio de tecnologias digitais da informação e da comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões – RS
Abstract
Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que foi realizado em uma escola pública, destinado a estimular o processo de alfabetização por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. O estudo de caso empregou jogos educacionais digitais disponíveis na Plataforma Elefante Letrado, para motivar o processo de leitura e escrita, por meio de uma rotina diversificada, com a utilização dos recursos disponíveis da instituição, além do acompanhamento familiar por meio de aulas remotas. É importante salientar que as ações e escolhas didáticas deste estudo de caso em prol do processo de alfabetização e o estimulo à leitura, estão intimamente ligados com a necessidade dos educandos e famílias serem estimulados a aprender de forma a utilizar as tecnologias adequadamente e com propósito educacional, a fim de se apropriarem da linguagem enquanto sistema e enquanto instrumento social. Como principais resultados obtidos, podemos destacar o gosto por utilizar as tecnologias para construir conhecimento e estimular o processo de alfabetização, assim como o prazer de ouvir e contar histórias de forma lúdica, por meio de uma Plataforma Digital de Leitura para os Anos Iniciais.
Collections
The following license files are associated with this item: