Estimulando a alfabetização por meio de tecnologias digitais da informação e da comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões – RS
Visualizar/ Abrir
Data
2020-01-07Autor
Machado, Adriana Camargo Saldanha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, que foi realizado em uma escola pública, destinado a estimular o processo de alfabetização por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. O estudo de caso empregou jogos educacionais digitais disponíveis na Plataforma Elefante Letrado, para motivar o processo de leitura e escrita, por meio de uma rotina diversificada, com a utilização dos recursos disponíveis da instituição, além do acompanhamento familiar por meio de aulas remotas. É importante salientar que as ações e escolhas didáticas deste estudo de caso em prol do processo de alfabetização e o estimulo à leitura, estão intimamente ligados com a necessidade dos educandos e famílias serem estimulados a aprender de forma a utilizar as tecnologias adequadamente e com propósito educacional, a fim de se apropriarem da linguagem enquanto sistema e enquanto instrumento social. Como principais resultados obtidos, podemos destacar o gosto por utilizar as tecnologias para construir conhecimento e estimular o processo de alfabetização, assim como o prazer de ouvir e contar histórias de forma lúdica, por meio de uma Plataforma Digital de Leitura para os Anos Iniciais.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: